Skip navigation



Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorFerreira, Marcelo Dias-
dc.date.accessioned2016-12-13T13:30:18Z-
dc.date.accessioned2018-03-19T17:54:14Z-
dc.date.available2016-12-13T13:30:18Z-
dc.date.available2018-03-19T17:54:14Z-
dc.date.issued2016-12-
dc.identifier.citationFERREIRA, Marcelo Dias. Método para aperfeiçoar o gerenciamento da carteira de aeronaves do BNDES. Revista do BNDES, Rio de Janeiro, n. 46 , p. 39-101, dez. 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/10155-
dc.descriptionContém glossário p. 100-101.pt_BR
dc.descriptionBibliografia: p. 95-99.pt_BR
dc.description.abstractA venda de aeronaves comerciais normalmente está associada a financiamentos de longo prazo (12 a 15 anos), em virtude da vida útil desses equipamentos, superior a 25 anos. A ausência de financiamento ou sua oferta a taxas de juros muito acima das aplicadas no mercado (ou da concorrência) afeta de forma significativa o valor das prestações, o valor presente líquido (VPL) da aeronave e, portanto, a competitividade do produto. A precificação e avaliação da qualidade das aeronaves dadas em garantia de financiamentos são atividades problemáticas para uma export credit agency (ECA, em português, agência de crédito à exportação), principalmente, quando envolvem a devolução ou retomada de uma aeronave em casos de inadimplência. O objetivo deste trabalho é desenvolver um modelo que permita qualificar, comparar e precificar aeronaves baseado em características qualitativas retiradas da observação das reais condições da aeronave. Utiliza o value-focused brainstorming (VFB) para estruturar uma problemática de decisão e o método analytic hierarchy process (AHP) com ratings para comparar as aeronaves entre si e com aeronaves teóricas precificadas pelo mercado. Os resultados mostram que é possível criar uma ferramenta de monitoramento da carteira aeronáutica de uma ECA, propiciando o melhor acompanhamento das condições de manutenção e aeronavegabilidade das aeronaves, principais garantias dos financiamentos. Isso por meio da classificação das aeronaves em faixas de acordo com o rating obtido após a aplicação do modelo desenvolvido em AHP. Tal iniciativa permitirá o acompanhamento dos ativos nas empresas aéreas mediante relatórios qualitativos, sem a necessidade de uma detalhada vistoria, otimizando os recursos e se antecipando a eventos de inadimplemento.pt_BR
dc.description.abstractThe sale of commercial aircraft is usually associated with long-term financing (12 to 15 years), due to the useful life of such equipment, over 25 years. The lack of financing or its supply at interest rates far above those applied in the market (or competition) significantly affects the value of the services, the net present value (NPV) of the aircraft and, therefore, the competitiveness of the product. Pricing and evaluation of the quality of aircraft given as collateral is problematic for an export credit agency (ECA), especially when it involves the return or resumption of an aircraft in cases of default. The objective of this work is to develop a model that allows to qualify, compare and price aircraft based on qualitative characteristics taken from the observation of the actual conditions of the aircraft. It uses value-focused brainstorming (VFB) method to structure a decision-making problem and the analytic hierarchy process (AHP) with ratings to compare the aircraft with each other and with theoretical aircraft priced by the market. The results show that it is possible to create a tool to monitor the aeronautical portfolio of an ECA, providing the best monitoring of aircraft maintenance and airworthiness conditions, the principal guarantees of financing. This is done by classifying the aircraft in bands according to the rating obtained after the application of the model developed in AHP. This initiative will allow monitoring of assets in airlines through qualitative reports, without the need for a detailed survey, optimizing resources and anticipating events of default.pt_BR
dc.format.extentp. 39-101pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherBanco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Socialpt_BR
dc.subjectBanco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Brasil) - Financiamentopt_BR
dc.subjectBrazilian Development Bank - Financingpt_BR
dc.subjectAeronaves - Preçospt_BR
dc.subjectAirships - Pricespt_BR
dc.subjectIndústria aeronáutica - Análisept_BR
dc.subjectAircraft industry - Analysispt_BR
dc.subjectAeronáutica comercialpt_BR
dc.subjectAeronautics, commercialpt_BR
dc.titleMétodo para aperfeiçoar o gerenciamento da carteira de aeronaves do BNDESpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.nobrade.niveldescricao5pt_BR
dc.generoTextualpt_BR
dc.comunidadeProdução BNDESpt_BR
dc.relation.referenceshttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/10134pt_BR
dc.localRio de Janeiropt_BR
Aparece en las colecciones: Produção BNDES - Artigos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RB 46 Método para aperfeiçoar o gerenciamento da carteira de aeronaves do BNDES_P_BD.pdf752.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir Descargar
Mostrar el registro sencillo del ítem


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.