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RB 30 Estudo sobre um Ranking de Eficiência Escolar em Minas Gerais_P_BD.pdf282.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir Descargar
Título : Estudo sobre um ranking de eficiência escolar em Minas Gerais
Autor: Delgado, Victor Maia Senna
Palabras clave : Educação - Minas Gerais
Education - Minas Gerais (Brazil : State)
Escolas públicas - Minas Gerais
Public schools - Minas Gerais (Brazil : State)
Educação e Estado - Minas Gerais
Education and state - Minas Gerais (Brazil : State)
Ensino fundamental - Minas Gerais
Fundamental education - Minas Gerais (Brazil : State)
Ensino médio - Minas Gerais
High school - Minas Gerais (Brazil : State)
Qualidade (Educação)
Quality (Education)
Fecha de publicación : dic-2008
Lugar: Rio de Janeiro
Editorial : Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
Abstract: Este artigo estuda qual a melhor disposição de insumos escolares para determinar a eficiência do desempenho escolar estadual. Emprega-se o método semiparamétrico denominado Two-Stage Data Envelopment Analysis para detectar a fronteira de eficiência das escolas públicas estaduais de Minas Gerais nos níveis fundamental e médio. Os métodos utilizados baseiam-se em contribuições recentes de Simar e Wilson (1998), Simar e Wilson (2002) e Sampaio de Sousa e Stosic (2005). As bases censitárias do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave), do Sistema Informacional de Custo Aluno (Sica), além do Censo Escolar MEC/Inep, permitiram aplicar uma das primeiras análises de eficiência por escola desenvolvida para o ensino básico do país. Escolas localizadas nas mesorregiões do estado onde há mais abundância de recursos educacionais têm mais chances de ser mais eficientes e prestar um ensino de maior qualidade. Porém, existem bons exemplos de desempenho em regiões mais carentes e, em termos gerais, os resultados do produto educacional do estado podem melhorar bastante se for obtido maior nível de eficiência para as escolas estaduais.
This paper studies what is the best output and input allocation for efficiency in public school achievements. The paper develops the semi-parametrical two-stage Data Envelopment Analysis to detect the efficiency frontier of public Brazilian Minas Gerais state schools. Methods based on recently papers of nonparametrical analysis, Simar and Wilson (1998), Simar and Wilson (2002) and Sampaio de Sousa e Stosic (2005). Those new methods, based on DEA-bootstrap, have improved the robustness of analysis and made became possible an efficiency confidence intervals construction. The new data basis of school proficiency, Simave, and cost-measurement, Sica, either the Educational Census of Education Ministry, permitted this new application of efficiency measurement for schools. The results show inputs complementarity, in and out school. Best located schools, where the educational inputs are better, are more efficient in probability. However, there are some good examples of efficient schools emerging from poor regions and, in general terms, all stated educational results can improve considerably if the schools get to improve their efficiency
Descripción : Bibliografia: p. 379-381
Este artigo é uma síntese da dissertação de mestrado do autor, defendida na Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, orientada pela professora Ana Flávia Machado, e que obteve o segundo lugar no 30º Prêmio BNDES de Economia.
Referencia: Revista do BNDES, v. 15, n. 30, dez. 2008
Citación : DELGADO, Victor Maia Senna. Estudo sobre um ranking de eficiência escolar em Minas Gerais. Revista do BNDES, Rio de Janeiro, v.15, n.30 , p. [347]-381, dez. 2008.
Especie: Artigo
Género: Textual
URI : http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/10234
Fecha Disponible: 2016-12-14T17:39:18Z
2018-03-19T17:56:49Z
Aparece en las colecciones: Produção BNDES - Artigos

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