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dc.contributor.advisorXavier, Adilson Elias-
dc.contributor.advisorFacó, João Lauro Dorneles-
dc.contributor.authorFagundez, Fabio Dias-
dc.date.accessioned2016-12-15T14:28:01Z-
dc.date.accessioned2018-03-19T19:30:03Z-
dc.date.available2016-12-15T14:28:01Z-
dc.date.available2018-03-19T19:30:03Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationFAGUNDEZ, Fabio Dias. Modelos não-lineares contínuos para logística de petróleo em portos e refinarias. Rio de Janeiro, 2010. xi, 179 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/10275-
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.pt_BR
dc.descriptionBibliografia: p. 74-84.pt_BR
dc.description.abstractEmpresas da indústria de petróleo operam em um mercado altamente competitivo, sob pressão contínua por menores custos e processos mais eficientes. Nesta pesquisa de doutorado, abordamos problemas de scheduling de petróleo e derivados em portos e refinarias, o qual tem sido tratado com frequência sob a forma de modelos misto-inteiros lineares (MILP) e não-lineares (MINLP). Esta tese introduz uma abordagem nova e original de programação não-linear, cuja principal idéia é a de considerar a programação de produção (schedule) como um sistema dinâmico que deve ser operado sob certas restrições. Operações de transferência são executadas por vazões de equipamentos de origem para equipamentos de destino, as quais são mapeadas como variáveis de controle, enquanto os conteúdos dos equipamentos são mapeados como variáveis de estado. Decisões do tipo sim-não são modelados com restrição de complementaridade, portanto possibilitando modelos contínuos não-lineares, equivalentes a modelos MIP (MILP ou MINLP, dependendo do conjunto de restrições adotado), de modo que um ponto viável no NLP possa ser mapeado diretamente a um ponto viável no modelo misto-inteiro. Essa abordagem é ilustrado com exemplos computacionais, obtendo ótimos locais.pt_BR
dc.description.abstractCompanies from the petroleum industry operate in a highly competitive market, under constant pressure for lower costs and e cient processes. In this doctorate research, we study the scheduling of crude oil and derivatives in ports and re neries, which has been frequently studied in the literature with mixed-integer models, both linear (MILP) and nonlinear (MINLP). The main idea presented in this thesis is that the schedule is a dynamic system which must operate under certain constraints. Transfer operations are carried out by flows from a source equipment to a destination equipment. Such flows are mapped as control variables, whereas equipment contents are mapped as state variables. Yes-No decisions are modeled with complementarity constraints, thus allowing a continuous nonlinear models, equivalents to MIP models (MILP or MINLP, depending on the chosen set of constraints), in such a way that a NLP-feasible point can be directly mapped to a MIP-feasible point. We illustrate this approach with computational examples, which were solved to local optimality.pt_BR
dc.format.extentxi, 179 f.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.subjectLogisticspt_BR
dc.subjectProgramação não linearpt_BR
dc.subjectNonlinear programmingpt_BR
dc.subjectPetróleopt_BR
dc.subjectPetroleumpt_BR
dc.subjectPortospt_BR
dc.subjectHarborspt_BR
dc.subjectEngenharia de sistemaspt_BR
dc.subjectSystems engineeringpt_BR
dc.subjectProgramação linearpt_BR
dc.subjectLinear programmingpt_BR
dc.subjectSoftwarept_BR
dc.subjectComputer softwarept_BR
dc.titleModelos não-lineares continuos para logística de petróleo em portos e refinariaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.nobrade.niveldescricao5pt_BR
dc.generoTextualpt_BR
dc.comunidadeProdução BNDESpt_BR
dc.localRio de Janeiropt_BR
dc.contributor.unidadeUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
Appears in Collections:Produção BNDES - Teses e Dissertações

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