Skip navigation



Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Eriksom Teixeira-
dc.contributor.authorVelasco, Luciano Otávio Marques de-
dc.date.accessioned2017-03-17T17:44:08Z-
dc.date.accessioned2018-03-19T16:54:20Z-
dc.date.available2017-03-17T17:44:08Z-
dc.date.available2018-03-19T16:54:20Z-
dc.date.issued1996-12-
dc.identifier.citationLIMA, Eriksom Teixeira; VELASCO, Luciano Otávio Marques de. O sistema portuário brasileiro. Revista do BNDES, Rio de Janeiro, v. 3, n. 6 , p. [115]-156, dez. 1996.pt_BR
dc.identifier.urihttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/11235-
dc.descriptionBibliografia: p. 156pt_BR
dc.description.abstractNeste artigo realiza-se uma caracterização do Sistema Portuário Nacional, apresentando sugestões de diretrizes para a priorização de ações no sentido da modernização da operação portuária. O trabalho está organizado em quartas seções: na primeira são apresentados as estrutura do sistema portuário e seus principais problemas; na segunda analisam-se os objetivos e modificações introduzidos pela “Lei de Modernização dos Portos” e a situação atual de sua implementação; na terceira são examinados os dados estatísticos sobre a movimentação de cargas nos principais portos do país; e nas conclusões é apresentado um modelo analítico para a classificação dos portos, baseado nas suas características físicas, na composição da clientela e nas suas áreas de influência propondo-se ações prioritárias para os cinco maiores complexos portuários do país. Além disso, são sugeridas alterações nas Políticas Operacionais do BNDES, procurando adequá-las às condições de rentabilidade e de viabilidade econômica e financeira do setor portuário.pt_BR
dc.description.abstractThe article provide a detailed account of the Brazilian Port System, including suggested guidelines for priority setting in actions to modernize port operation. The article has four sections: the first describes the current port system structure and main problems; the second lists objectives and changes introduced by the “Port Modernization Law” as well as their progress to date; the third contains cargo holding statistics for the main Brazilian ports; finally, the concluding section presents an analytical model to rank ports according to physical assets, customer breakdown and areas of impact. On this basis priority actions are proposed for the five Brazilian largest port complexes. Suggestions are also made to change the BNDES Operation Policies in response to the port industry’s profit status and to its economic and financial feasibility.pt_BR
dc.format.extentp. [115]-156pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherBanco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Socialpt_BR
dc.subjectPortos - Brasilpt_BR
dc.subjectHarbors - Brazilpt_BR
dc.subjectPortos - Legislação - Brasilpt_BR
dc.subjectHarbors - Legislation - Brazilpt_BR
dc.subjectCargas - Manuseio - Brasilpt_BR
dc.subjectCargo handling - Brazilpt_BR
dc.titleO sistema portuário brasileiropt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.nobrade.niveldescricao5pt_BR
dc.generoTextualpt_BR
dc.comunidadeProdução BNDESpt_BR
dc.relation.referenceshttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/868pt_BR
dc.localRio de Janeiropt_BR
Aparece nas coleções:Produção BNDES - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RB 06 O sistema portuário brasileiro_P_BD.pdf25.4 MBAdobe PDFVisualizar/AbrirSalvar
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando indicado o contrário.