Skip navigation



Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorTavares, Marcelo Gonçalves-
dc.contributor.authorMacedo-Soares, T. Diana L. v. A. de-
dc.date.accessioned2017-04-10T19:19:27Z-
dc.date.accessioned2018-03-19T16:43:37Z-
dc.date.available2017-04-10T19:19:27Z-
dc.date.available2018-03-19T16:43:37Z-
dc.date.issued2003-06-
dc.identifier.citationTAVARES, Marcelo Gonçalves; MACEDO-SOARES, T. Diana L. v. A. de. Alianças e redes estratégicas: as tendências nas empresas líderes no Brasil. Revista do BNDES, Rio de Janeiro, v. 10, n. 19 , p. [293]-312, jun. 2003.pt_BR
dc.identifier.urihttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/11517-
dc.descriptionBibliografia: p. 309-312pt_BR
dc.description.abstractEm virtude das novas exigências do mercado, as empresas se voltam, cada vez mais, para a formação de alianças e redes estratégicas, na tentativa de agrupar os recursos necessários para atender a esse mercado e criar uma vantagem competitiva sustentável. Este estudo propõe-se a analisar as tendências das empresas líderes no Brasil quanto à sua atuação em alianças e redes estratégicas. O texto foi desenvolvido a partir de uma ampla revisão da literatura e de um levantamento de dados com 230 empresas líderes no país, podendo-se constatar que a grande maioria delas tem estabelecido alianças e/ou redes estratégicas, tendo como principal motivo para tanto a necessidade de compartilhar recursos e competências. Também foi identificada, na grande maioria das empresas, uma deficiência que pode se constituir em barreira significativa à eficácia das alianças e redes estratégicas no país: a falta de medidas e indicadores de desempenho das alianças e redes, principalmente no que se refere aos benefícios intangíveis, tais como o capital social e informacional, que elas podem proporcionar.pt_BR
dc.description.abstractMore and more firms are establishing strategic aliances and networks in an attempt to acquire the necessary resources to attend to increasing market requirements, and, thus, create sustainable competitive advantage. Considering this context, the present study aims at analyzing the tendencies of leading firms in Brazil with respect to their strategic alliances and networks. The study was carried out by way of an extensive literature review as well as a survey about the perceptions of the CEOs in 230 leading firms in the country regarding their strategic alliances and networks. It confirmed that a great majority of the leading firms in Brazil have indeed established strategic alliances or strategic networks. It also helped revealing a deficiency in a large number of firms that could constitute a significant barrier to the effectiveness of their alliances and networks: the lack of measures and indicators regarding alliance and network performance, especially with respect to intangible benefits, such as social and informational capital that they can potentially offer.pt_BR
dc.format.extentp. [293]-312pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherBanco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Socialpt_BR
dc.subjectRedes de negócios - Brasilpt_BR
dc.subjectBusiness networks - Brazilpt_BR
dc.subjectAlianças estratégicas (Negócios) - Brasilpt_BR
dc.subjectStrategic alliances (Business) - Brazilpt_BR
dc.titleAlianças e redes estratégicas: as tendências nas empresas líderes no Brasilpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.nobrade.niveldescricao5pt_BR
dc.generoTextualpt_BR
dc.comunidadeProdução BNDESpt_BR
dc.relation.referenceshttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/890pt_BR
dc.localRio de Janeiropt_BR
Appears in Collections:Produção BNDES - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RB 19 Alianças e Redes Estratégicas_As Tendências nas Empresas Líderes no Brasil_P_BD.pdf107.68 kBAdobe PDFView/OpenDownload
Show simple item record


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.