Skip navigation



Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGiambiagi, Fabio-
dc.date.accessioned2017-09-27T14:10:18Z-
dc.date.accessioned2018-03-19T19:20:26Z-
dc.date.available2017-09-27T14:10:18Z-
dc.date.available2018-03-19T19:20:26Z-
dc.date.issued2001-
dc.identifier.citationGIAMBIAGI, Fabio. À procura de um consenso fiscal: o que podemos aprender da experiencia internacional? Rio de Janeiro: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, 2001. 41 p. (Textos para discussão ; 89).pt_BR
dc.identifier.urihttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/13354-
dc.descriptionInclui bibliografia: p. 40-41 e notaspt_BR
dc.descriptionCabe um agradecimento a Armando Castelar Pinheiro e Ricardo Weiss pelos comentários a uma versão preliminar do artigo, bem como um agradecimento especial a Marcos Bonturi, pela gentileza de fornecer os dados referentes à OCDE. Como de praxe, os eventuais erros remanescentes são de responsabilidade exclusiva do autor.pt_BR
dc.descriptionPublicado também como artigo.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo defende a proposta de que o Brasil deveria seguir outros países e adotar uma regra para as contas públicas, institucionalizando as metas fiscais, mediante a exigência de um superávit primário do governo central de pelo menos 1,5% do PIB, o que conservaria a disciplina fiscal além do período do acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI). A regra contribuiria para dar um caráter duradouro às mudanças recentes apresentadas pelo país no que se refere às contas públicas, reforçando a melhora institucional representada pela Lei de Responsabilidade Fiscal. A exigência é consistente com um superávit primário do setor público da ordem de 2% do PIB.pt_BR
dc.description.abstractThis paper defends the idea that Brazil should follow other countries and adopt a rule for the public accounts, institutionalazing the fiscal targets, through the requirement a primary surplus of the central government of at least 1.5% of GDP. This would conserve the fiscal discipline beyond the years of the agreement with the International Monetary Fund (IMF). The rule would help to conserve the recent changes shown by the country concerning the public accounts. This would strenghten the institutional improvement represented by the Fiscal Responsibility Law. The requirement is consistent with a primary surplus of public sector of around 2% of GDP.pt_BR
dc.format.extent41 p.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherBanco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Socialpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTextos para discussão (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social);89-
dc.subjectFinanças públicas - Brasilpt_BR
dc.subjectFinance, Public - Brazilpt_BR
dc.subjectResponsabilidade fiscal - Brasilpt_BR
dc.subjectFiscal responsability - Brazilpt_BR
dc.subjectPolítica tributáriapt_BR
dc.subjectFiscal policypt_BR
dc.titleÀ procura de um consenso fiscal: o que podemos aprender da experiência internacional?pt_BR
dc.typeFolhetopt_BR
dc.nobrade.niveldescricao5pt_BR
dc.generoTextualpt_BR
dc.comunidadeProdução BNDESpt_BR
dc.relation.referenceshttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/11476pt_BR
dc.localRio de Janeiropt_BR
Appears in Collections:Produção BNDES - Folhetos
Produção BNDES - Textos para Discussão BNDES

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
À procura de um consenso fiscal o que podemos aprender da experiência internacional. Td-89_P_BD.pdf211.5 kBAdobe PDFView/OpenDownload
Show simple item record


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.