Skip navigation



Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMussi, Carlos Henrique Fialho-
dc.contributor.authorGiambiagi, Fabio-
dc.date.accessioned2017-09-27T14:24:50Z-
dc.date.accessioned2018-03-19T16:57:02Z-
dc.date.available2017-09-27T14:24:50Z-
dc.date.available2018-03-19T16:57:02Z-
dc.date.issued1995-12-
dc.identifier.citationMUSSI, Carlos Henrique Fialho; GIAMBIAGI, Fabio. Déficit e dívida do setor público: notas e conjecturas. Revista do BNDES, Rio de Janeiro, v. 2, n. 4 , p. [89]-101, dez. 1995.pt_BR
dc.identifier.urihttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/13355-
dc.description.abstractEste artigo apresenta os resultados dos coeficientes Dívida Líquida do Setor Público/PIB e Superávit Primário do Setor Público PIB em diferentes cenários referentes ao período 199612000, com base em hipóteses alternativas quanto ao comportamento das Necessidades de Financiamento do Setor Público e do financiamento obtido através de senhoriagem. Mostra-se que, supondo que esta seja de 03% do PIB e que as contas fiscais estejam em equilíbrio e supondo ainda um crescimento do PIB de 4% ao ano, a dívida líquida total do setor público cairia de 25% do PIB em 1995 para 17,3% no ano 2000, o que, por meio de uma diminuição do pagamento de juros, permitiria reduzir o superávit primário requerido para o equilíbrio fiscal. A conclusão é que o setor público poderia obter alguns benefícios associados a privatização e a uma boa administração da sua dívida, que lhe possibilitariam reduzir seu superávit primário sem comprometer o equilíbrio fiscal, o que viabilizaria a redução da carga tributária e/ou o aumento de graus de liberdade para um incremento não inflacionário do gasto público.pt_BR
dc.description.abstractThis paper analyzes the ratios of net public sector debt to GDP and public sector primary surplus to GDP in 1996í2000 under different scenarios for borrowing requirements and seignorage. Assuming annual GDP growth rate of 4% and seignorage of 0,5% of GDP, public sector debt would fall from 25% of GDP in 1995 to 17,3% of GDP in the year 2000. This would lower interest payments and reduce the size of the primary, surplus required for fiscal balance. It is concluded that the public sector could benefit from privatization and from improved management of its debt. This would enable fiscal equilibrium to be achieved with a lower primary surplus. In tum, this would reduce the tax burden and/or let the Government gain additional degrees of freedom .for a non-inflationary increase in public expenditure.pt_BR
dc.format.extentp. [89]-101pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherBanco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Socialpt_BR
dc.subjectSetor público - Brasilpt_BR
dc.subjectPublic sector - Brazilpt_BR
dc.subjectDívida pública - Brasilpt_BR
dc.subjectDebts, Public - Brazilpt_BR
dc.titleDéficit e dívida do setor público: notas e conjecturaspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.nobrade.niveldescricao5pt_BR
dc.generoTextualpt_BR
dc.comunidadeProdução BNDESpt_BR
dc.relation.referenceshttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/866pt_BR
dc.localRio de Janeiropt_BR
Appears in Collections:Produção BNDES - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RB 04 Déficit e Dívida do Setor Público_Notas e Conjecturas_P_BD.pdf1.76 MBAdobe PDFView/OpenDownload
Show simple item record


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.