Skip navigation



Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BS 08 Panorama do setor moveleiro_P_BD.pdf11.42 MBAdobe PDFView/OpenDownload
Title: Panorama do setor moveleiro no Brasil, com ênfase na competitividade externa a partir do desenvolvimento da cadeia industrial de produtos sólidos de madeira
Authors: Gorini, Ana Paula Fontenelle
Keywords: Indústria de móveis - Brasil
Furniture industry and trade - Brazil
Comércio internacional
International trade
Concorrência
Competition
Mobiliário
Furniture
Mercado interno - Brasil
Domestic markets - Brazil
Exportação
Exports
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Brasil) - Financiamento
Brazilian Development Bank - Financing
Issue Date: Sep-1998
Place: Rio de Janeiro
Publisher: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
Abstract: O setor moveleiro nacional avançou muito nos últimos anos e hoje sua produtividade, em alguns segmentos, já se aproxima dos níveis internacionais, o que inclusive possibilitou um grande salto exportador em meados da década de 90. Este estudo tem por objetivo analisar0 desempenho recente do setor, o qual vem passando por muitas transformações positivas desde a abertura da economia, o recrudescimento do mercado interno, a partir do declínio do imposto inflacionário, e a incorporação de muitos consumidores até então excluídos. Ademais, procura enfocar os desafios que ainda estão presentes para que esse setor se torne um player significativo no comércio internacional de móveis. Entre tais desafios, o fortalecimento de toda a cadeia industrial- desde a produção de madeira serrada e produtos sólidos de madeira (proveniente de reflorestamentos) até a fabricação final do móvel - é fator essencial para o incremento da competitividade do setor, uma vez que reduziria a elevada verticalização da produção atual. Em particular, os investimentos visando ao uso múltiplo de florestas plantadas têm um potencial significativo para gerar efeitos que possam alavancar a produção moveleira, assim como a construção civil, com resultados extremamente positivos sobre o emprego, já que ambos os setores são intensivos em mão-de-obra. Desse modo, o papel do BNDES como agente financeiro com recursos de longo prazo é de fundamental importância para viabilizar tais projetos. Além disso, sua atuação mais ativa no outro extremo da cadeia, ou seja, influenciando o perfil dos investimentos direcionados ao setor moveleiro, muito pulverizado, também assume papel de grande relevância.
Description: Bibliografia: p. 57
Reference: BNDES Setorial, n. 8, set. 1998
Citation: GORINI, Ana Paula Fontenelle. Panorama do setor moveleiro no Brasil, com ênfase na competitividade externa a partir do desenvolvimento da cadeia industrial de produtos sólidos de madeira. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n.8 , p. [3]-57, set. 1998.
Type: Artigo
Genre: Textual
URI: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/13444
Date Available: 2017-10-03T21:20:52Z
2018-03-19T17:02:20Z
Appears in Collections:Produção BNDES - Artigos

Please use this identifier to cite or link to this item: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/13444
Show full item record


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.