Skip navigation



Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Alternativas de reforma da previdência social uma proposta_P_BD.PDF4.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir Descargar
Título : Alternativas de reforma da previdência social: uma proposta
Autor: Giambiagi, Fabio
Oliveira, Francisco E. B. de
Beltrão, Kaizô I.
Palabras clave : Reforma previdenciária
Social security reform
Previdência social - Brasil
Social security - Brazil
Fecha de publicación : 1996
Lugar: Rio de Janeiro
Editorial : Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
Abstract: Este texto apresenta uma proposta de sistema misto para a Previdência Social, com a definição de um teto de benefícios inferior ao atual e a ampliação do espaço para a formação de fundos individuais de capitalização. Desenvolve-se a fórmula para o cálculo da taxa de reposição a partir da nova situação, respeitados os direitos adquiridos até o momento da reforma. Mostra-se que, para uma taxa de capitalização de 4% a.a. em termos reais, com alíquotas de contribuição entre 25% e 30% e tempo de serviço entre 30 e 35 anos, a taxa de reposição varia de 57,3% até 93,4%. A diferença em relação a propostas similares de sistema misto reside na combinação simultânea de três princípios: o direito de livre escolha do plano de benefícios a partir da mesma; e a noção de que a aposentadoria deve depender da contribuição individual prévia. Isto posto, respeitada a proporcionalidade associada ao direito adquirido, a preservação de uma aposentadoria elevada vis-à-vis o último salário ou o tempo de contribuição implicaria a cobrança de uma alíquota do indivíduo, ou, alternativamente, este se aposentaria mais tarde ou com uma aposentadoria inferior à que teria com o esquema atual. A proposta elimina qualquer caráter impositivo da reforma previdenciária e tende a inibir o poder de reação das partes prejudicadas, além de acabar com a polêmica envolvendo o fim da figura do tempo de serviço, na medida em que o tempo de contribuição passaria a ser uma decisão estritamente individual.
Descripción : Publicado também como artigo.
Referencia: Alternativas de reforma da previdência social: uma proposta
Citación : GIAMBIAGI, Fabio; OLIVEIRA, Francisco E. B. de; BELTRÃO, Kaizô I. Alternativas de reforma da previdência social: uma proposta. Rio de Janeiro: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, 1996. 24 p. (Textos para discussão (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) ; 50).
Citación : Textos para discussão (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social);50
Especie: Folheto
Género: Textual
URI : http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/13517
Fecha Disponible: 2017-10-09T21:59:38Z
2018-03-19T19:22:20Z
Aparece en las colecciones: Produção BNDES - Folhetos
Produção BNDES - Textos para Discussão BNDES

Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/13517
Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.