Skip navigation



Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorHorta, Guilherme Tinoco de Lima-
dc.date.accessioned2017-12-28T19:19:53Z-
dc.date.accessioned2018-03-19T18:02:42Z-
dc.date.available2017-12-28T19:19:53Z-
dc.date.available2018-03-19T18:02:42Z-
dc.date.issued2017-06-
dc.identifier.citationHORTA, Guilherme Tinoco de Lima. Regras fiscais no Brasil: uma análise da PEC 241. Revista do BNDES, Rio de Janeiro, n.47 , p. 259-308, jun. 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/14022-
dc.descriptionBibliografia: p. 305-308pt_BR
dc.description.abstractA proposta de emenda à Constituição que estabelece o teto para os gastos públicos (PEC 241) foi apresentada pelo governo Temer em junho de 2016 como a principal medida para ajustar as contas públicas do país. Por ao menos nove anos, a despesa federal deverá se limitar ao teto definido pelos gastos de 2016 corrigidos pela inflação. O objetivo deste artigo é analisar tal proposta em seus aspectos teóricos e práticos. Para isso, apresenta-se a literatura sobre regras fiscais, destacando o caso específico de regras para despesa, e avalia-se a proposta à luz da experiência internacional. Em seguida, são realizadas simulações para comparar cenários distintos de gasto público e dívida bruta com e sem a adoção do teto. Os resultados mostram que, sem efetiva redução dos gastos projetados com previdência, essa PEC provocará forte redução nas outras despesas do governo. Assim, a reforma da previdência passa a ser crucial para manter a credibilidade da regra proposta.pt_BR
dc.description.abstractAn amendment to the Brazilian Constitution was proposed by President Temer in June 2016 to adopt a fiscal rule on federal expenditures as the main measure to solve Brazilian fiscal imbalances. The proposed rule defines that federal expenditure must not have real growth for at least nine years. The aim of this work is to analyze the proposed rule in both theoretical and empirical aspects. First, we present the review of the literature on fiscal rules and compare the proposed rule to the international experience. Second, we run simulations in order to compare the fiscal variables path until 2032 in different scenarios, with and without this rule. The results show that the proposed rule would impose a strong reduction on all other expenditures categories than pension expenditures until 2032 in the absence of a pension reform. Thus, the conclusion is that a pension reform becomes crucial to maintain the credibility of the new fiscal rule.pt_BR
dc.format.extentp. [259]-308pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherBanco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Socialpt_BR
dc.subjectPolítica tributária - Brasilpt_BR
dc.subjectFiscal policy - Brazilpt_BR
dc.subjectDespesa públicapt_BR
dc.subjectExpenditures, Publicpt_BR
dc.subjectEconomia - Brasilpt_BR
dc.subjectEconomics - Brazilpt_BR
dc.subjectBrasil - Apropriações e despesaspt_BR
dc.subjectBrazil - Appropriations and expenditurespt_BR
dc.subjectBrasil - Política econômicapt_BR
dc.subjectBrazil - Economic policypt_BR
dc.titleRegras fiscais no Brasil: uma análise da PEC 241pt_BR
dc.title.alternativeFiscal rules in Brazil: an analysis of the Proposed Constitutional Amendment 241pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.nobrade.niveldescricao5pt_BR
dc.generoTextualpt_BR
dc.comunidadeProdução BNDESpt_BR
dc.relation.referenceshttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/14001pt_BR
dc.localRio de Janeiropt_BR
Aparece nas coleções:Produção BNDES - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Regras fiscais no Brasil_uma análise da PEC 241_P.pdf737.14 kBAdobe PDFVisualizar/AbrirSalvar
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando indicado o contrário.