Skip navigation



Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMendes, André Pompeo do Amaral-
dc.contributor.authorTeixeira, Cássio Adriano Nunes-
dc.contributor.authorRocio, Marco Aurélio Ramalho-
dc.contributor.authorOliveira, Luís André Sá d'-
dc.date.accessioned2018-01-19T18:00:10Z-
dc.date.accessioned2018-03-19T17:49:23Z-
dc.date.available2018-01-19T18:00:10Z-
dc.date.available2018-03-19T17:49:23Z-
dc.date.issued2017-09-
dc.identifier.citationMENDES, André Pompeo do Amaral et al. Rebocadores portuários e marítimos. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 46 , p. 127-165, set. 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/14135-
dc.descriptionBibliografia: p. 161-165pt_BR
dc.descriptionTexto em português, título e resumos em inglês e portuguêspt_BR
dc.description.abstractA maior parte das transações comerciais brasileiras com o mercado externo é realizada por meio marítimo. Todos os dias, diversas toneladas de mercadorias passam pelos portos brasileiros, principal meio de entrada e saída de bens e produtos do país. A rebocagem é uma atividade da economia essencial para as trocas realizadas tanto no comércio interno, quando este se vale da cabotagem, quanto pelo comércio exterior, efetivado, sobremaneira, por meio marítimo. O mercado de serviço de rebocagem é estimado em cerca de R$ 1,5 bilhão por ano, com expectativa de crescimento para os próximos anos. O artigo descreve alguns aspectos da atividade e do mercado de rebocagem no Brasil, como a navegação de apoio portuário e de apoio marítimo; os tipos de rebocadores; características da frota brasileira e do mercado interno de rebocagem; e aspectos regulatórios envolvidos nessa atividade.pt_BR
dc.description.abstractMost of the Brazilian commercial transactions with the foreign market is performed through the ocean. Every day, tons of goods pass by the Brazilian harbors, the main means of entrance and exit of goods and products of the country. The towage is an economic activity essential for the exchanges carried out both in domestic trade, when it uses cabotage, and in foreign trade, which occurs especially through the sea. The towage service market is estimated at around R$ 1.5 billion per year, with expectations of growth for the years to come. The article describes some aspects of the activity and of the towing market in Brazil, such as the harbor and maritime support navigation; the types of tugs; characteristics of the Brazilian fleet and of the domestic towage market; and the regulatory aspects involved in this activity.pt_BR
dc.format.extentp. 127-165pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherBanco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Socialpt_BR
dc.subjectAgência Nacional de Transportes Aquaviários (Brasil)pt_BR
dc.subjectRebocadores - Brasilpt_BR
dc.subjectTugboats - Brazilpt_BR
dc.subjectTransporte marítimo - Brasilpt_BR
dc.subjectShipping - Brazilpt_BR
dc.subjectCabotagem (Transporte de carga) - Brasilpt_BR
dc.subjectCoastwise shipping - Brazilpt_BR
dc.subjectTransporte marítimo - Legislação - Brasilpt_BR
dc.subjectShipping - Legislation - Brazilpt_BR
dc.subjectAgência Nacional de Transportes Aquaviários (Brazil)en_US
dc.titleRebocadores portuários e marítimospt_BR
dc.title.alternativeOcean and harbor tugboatspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.nobrade.niveldescricao5pt_BR
dc.generoTextualpt_BR
dc.comunidadeProdução BNDESpt_BR
dc.relation.referenceshttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/14114pt_BR
dc.localRio de Janeiropt_BR
Appears in Collections:Produção BNDES - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BNDES-Setorial-46_Rebocadores.pdf1.01 MBAdobe PDFView/OpenDownload
Show simple item record


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.