Skip navigation



Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A BS 33 Veículos elétricos - história e perspectivas no Brasil_P.pdf503.26 kBAdobe PDFVisualizar/AbrirSalvar
Título: Veículos elétricos: história e perspectivas no Brasil
Autor(es): Baran, Renato
Legey, Luiz Fernando Loureiro
Palavras-chave: Automóveis elétricos - Brasil - História
Electric automobiles - Brazil - History
Data do documento: Mar-2011
Local: Rio de Janeiro
Editora: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
Abstract: Vistos por muitos como um grande avanço tecnológico, os automóveis híbridos e elétricos não são novidade no mercado. Já foram fortes concorrentes dos automóveis convencionais, mas, por razões que serão explicadas a seguir, foram preteridos e tiveram desde os anos 1930 participação marginal na história do automóvel. No entanto, desde o lançamento do Toyota Prius, em 1997, o mercado norte-americano tem assistido a um grande número de lançamentos de automóveis híbridos e, mais recentemente, de veículos puramente elétricos. Esse fato pode ser atribuído em grande parte ao incentivo do governo americano aos fabricantes e consumidores de veículos híbridos e elétricos. Este trabalho tem três objetivos: (1) discutir as razões que levaram o governo norte-americano a tomar essa atitude, apresentando a dimensão e as consequências da dependência do petróleo importado sobre a economia norte-americana; (2) analisar os principais fatos históricos que levaram à ascensão e queda dos automóveis híbridos e elétricos; e (3) discutir as implicações da introdução de carros elétricos no Brasil. Conclui-se que, além das questões ambientais e do uso mais efi ciente da energia, o governo norte-americano tem como principal fator motivador o aumento a segurança energética do país. Para o Brasil, dado o estágio de desenvolvimento de sua frota, o incentivo à utilização do carro elétrico pode trazer profundas mudanças no consumo de energia num futuro não muito distante.
Descrição: Bibliografia: p. 222-224
Este artigo foi apresentado no XIII Congresso Brasileiro de Energia (novembro de 2010).
É parte de: BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n.33, p. 207-224, mar. 2011.
Publicação relacionada: BNDES Setorial, n. 33, mar. 2011
Citação: BARAN, Renato; LEGEY, Luiz Fernando Loureiro. Veículos elétricos: história e perspectivas no Brasil. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n.33, p. 207-224, mar. 2011.
Tipo: Artigo
Gênero: Textual
URI: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/1489
Data Disponibilização: 2014-05-09T18:34:57Z
2018-03-19T16:23:55Z
Aparece nas coleções:Produção BNDES - Artigos

Use este identificador para citar ou linkar este item: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/1489
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando indicado o contrário.