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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorBaran, Renato-
dc.contributor.authorLegey, Luiz Fernando Loureiro-
dc.date.accessioned2014-05-09T18:34:57Z-
dc.date.accessioned2018-03-19T16:23:55Z-
dc.date.available2014-05-09T18:34:57Z-
dc.date.available2018-03-19T16:23:55Z-
dc.date.issued2011-03-
dc.identifier.citationBARAN, Renato; LEGEY, Luiz Fernando Loureiro. Veículos elétricos: história e perspectivas no Brasil. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n.33, p. 207-224, mar. 2011.-
dc.identifier.issn1414-9230-
dc.identifier.urihttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/1489-
dc.descriptionBibliografia: p. 222-224pt_BR
dc.descriptionEste artigo foi apresentado no XIII Congresso Brasileiro de Energia (novembro de 2010).pt_BR
dc.description.abstractVistos por muitos como um grande avanço tecnológico, os automóveis híbridos e elétricos não são novidade no mercado. Já foram fortes concorrentes dos automóveis convencionais, mas, por razões que serão explicadas a seguir, foram preteridos e tiveram desde os anos 1930 participação marginal na história do automóvel. No entanto, desde o lançamento do Toyota Prius, em 1997, o mercado norte-americano tem assistido a um grande número de lançamentos de automóveis híbridos e, mais recentemente, de veículos puramente elétricos. Esse fato pode ser atribuído em grande parte ao incentivo do governo americano aos fabricantes e consumidores de veículos híbridos e elétricos. Este trabalho tem três objetivos: (1) discutir as razões que levaram o governo norte-americano a tomar essa atitude, apresentando a dimensão e as consequências da dependência do petróleo importado sobre a economia norte-americana; (2) analisar os principais fatos históricos que levaram à ascensão e queda dos automóveis híbridos e elétricos; e (3) discutir as implicações da introdução de carros elétricos no Brasil. Conclui-se que, além das questões ambientais e do uso mais efi ciente da energia, o governo norte-americano tem como principal fator motivador o aumento a segurança energética do país. Para o Brasil, dado o estágio de desenvolvimento de sua frota, o incentivo à utilização do carro elétrico pode trazer profundas mudanças no consumo de energia num futuro não muito distante.pt_BR
dc.format.extent19 p.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherBanco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Socialpt_BR
dc.relation.ispartofBNDES Setorial, Rio de Janeiro, n.33, p. 207-224, mar. 2011.-
dc.subjectAutomóveis elétricos - Brasil - Históriapt_BR
dc.subjectElectric automobiles - Brazil - Historypt_BR
dc.titleVeículos elétricos: história e perspectivas no Brasilpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.nobrade.niveldescricao5pt_BR
dc.generoTextualpt_BR
dc.comunidadeProdução BNDESpt_BR
dc.relation.referenceshttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/1313-
dc.localRio de Janeiropt_BR
Aparece en las colecciones: Produção BNDES - Artigos

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