Skip navigation



Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Relatório-de-Efetividade-2017.pdf9.53 MBAdobe PDFVisualizar/AbrirSalvar
Título: Relatório de efetividade 2017
Título(s) alternativo(s): Relatório de efetividade: efetividade para um novo ciclo de crescimento econômico
Autor(es): Pinto, Arthur de Rezende
Albuquerque, Breno Emerenciano
Grimaldi, Daniel da Silva
Albuquerque, Debora Duque Estrada de
Roitman, Fábio Brener
Pereira, Guilherme Costa
Santos, Leonardo de Oliveira
Tortorelli, Marcus
Silva, Paulo Azzi da
Faveret Filho, Paulo de Sá Campello
Gouvea, Renato Luiz Proença de
Martini, Ricardo Agostini
Dias, Victor Pina
Editor(es): Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Brasil). Área de Planejamento Estratégico. Departamento de Avaliação e Promoção de Efetividade
Palavras-chave: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Brasil) - Financiamento
Brazilian Development Bank - Financing
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Brasil) - Avaliação
Brazilian Development Bank - Evaluation
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Brasil) - Influência
Brazilian Development Bank - Influence
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Brasil) - Indicadores
Brazilian Development Bank - Directories
Investimentos - Brasil - Análise
Investment analysis - Brazil
Economia - Brasil - 2015-2016
Economics - Brazil - 2015-2016
Energia - Financiamento
Force and energy - Financing
Infraestrutura (Economia) - Brasil - Financiamento
Infrastructure (Economics) - Brazil - Financing
Indústrias - Brasil - Financiamento
Industries - Brazil - Financing
Criação de empregos - Brasil
Job creation - Brazil
Inovações tecnológicas - Brasil - Financiamento
Technological innovations - Brazil - Financing
Integração social - Brasil
Social integration - Brazil
Desenvolvimento sustentável - Brasil
Sustainable development - Brazil
Transportes - Brasil - Financiamento
Transportation - Brazil - Financing
Tese de Impacto de Investimento em Projetos
Financiamento do desenvolvimento - Brasil
Development financing - Brazil
Impacto econômico - Avaliação - Brasil
Economic impact analysis - Brazil
Data do documento: 2018
Local: Rio de Janeiro
Editora: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
Resumo: Avaliar os resultados de uma organização é uma atividade cujo valor não reside nela própria. No caso do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), ela busca potencializar a geração de desenvolvimento econômico e social a partir de projetos apoiados. Esse compromisso com a efetividade tem se traduzido em ações concretas, que são consolidadas e apresentadas no Relatório de Efetividade. O principal avanço recente foi a consolidação de um sofisticado Sistema de Promoção da Efetividade (SPE), que passou a vigorar a partir de 2018. Inspirado nas melhores práticas internacionais, ele foi idealizado para funcionar com três camadas distintas. A primeira camada cria um rito de avaliações sistemáticas. Elas serão feitas de forma contínua, ao longo do ciclo de concessão de crédito. Além de servir para explicitar os objetivos que levaram o BNDES a apoiar cada projeto, essa primeira camada servirá também para fortalecer o aprendizado organizacional. Para tanto, duas ferramentas passaram a ser utilizadas pelo BNDES para enquadramento e análise de projetos: a Tese de Impacto de Investimento em Projetos (Tiip) e o Quadro de Resultados (QR). A Tiip sistematiza os efeitos esperados de cada projeto priorizado pelo Banco por meio de uma análise qualitativa. A partir dessa tese de impacto, são elaborados os QRs. Eles servem para formalizar indicadores de eficácia e efetividade que devem ser apurados e monitorados sistematicamente para cada operação feita pelo Banco. Todo esse processo, tal como concebido no SPE, só entrará em plena operação a partir de 2018. Mas o atual Relatório de Efetividade já traz indicadores de eficácia que demonstram como os financiamentos do BNDES no período 2015-2016 se traduzem em entregas concretas para o desenvolvimento do país. No setor de geração de energia elétrica, o Banco contribuiu com mais de R$ 15 bilhões em financiamentos. Destacam-se aqui importantes investimentos em geração hidráulica, que resultaram no aumento absoluto da capacidade instalada em 7,3 GW. Na geração eólica, o país aumentou sua capacidade em quase 5,2 GW, sendo quase 4,6 GW (89%) financiados pelo BNDES. No setor ferroviário, os projetos apoiados pelo Banco no período 2015-2016 preveem a instalação de expressivos 1,5 mil quilômetros, ou 5% de toda a malha disponível no fim de 2014. Além disso, foram aprovados financiamentos a 586 locomotivas, o equivalente a 19% de todas em operação no fim de 2014.
Descrição: Introdução-- Um sistema de promoção de efetividade para o BNDES -- Os avanços recentes -- A Tese de Impacto de Investimento em Projetos (Tiip) -- Quadro de Resultados (QR) -- A economia brasileira no biênio 2015-2016 -- Esforço do BNDES: desempenho na perspectiva interna -- Participação no PIB e na formação bruta de capital fixo -- Desembolsos por prioridades corporativas -- Número de empresas apoiadas -- processo de monitoramento: os resultados da atuação do BNDES -- Infraestrutura (energia, logística e mobilidade urbana) e gestão pública -- Indústria, comércio e serviços -- Inovação -- Inclusão social e produtiva e sustentabilidade -- Mercado de capitais -- Geração ou manutenção de empregos -- Os impactos do BNDES -- O que são avaliações de impacto? -- Revisando as avaliações de impacto sobre o BNDES -- Avaliações automatizadas de impacto: o uso do Marvim -- Avaliações customizadas -- Balanço e perspectivas -- Detalhamento de avaliações do Marvim: casos selecionados do módulo de pareamento; Equipe técnica: Arthur Rezende (AP/DEAPE), Breno Albuquerque (AP/DEAPE), Daniel Grimaldi (AP/DEAPE), Débora Duque Estrada (AP/DEAPE), Fábio Roitman (AP/DEAPE), Guilherme Pereira (AP/DEAPE), Leonardo Santos (AP/DEAPI), Marcus Tortorelli (AP/DEAPE), Paulo Azzi (AP/DEAPE), Paulo Faveret (ACRI/DERI), Ricardo Martini (AP/DEAPE), Victor Pina (AP/DEAPE).
Publicação relacionada: Effectiveness report 2017
Citação: RELATÓRIO DE EFETIVIDADE. Rio de Janeiro: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social,2015-. Irregular.
Tipo: Periódico
Gênero: Textual
URI: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/15145
Data Disponibilização: 2018-06-05T14:16:49Z
Aparece nas coleções:Produção BNDES - Relatório de efetividade
Produção BNDES - Estudos sobre a efetividade do BNDES

Use este identificador para citar ou linkar este item: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/15145
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando indicado o contrário.