Skip navigation



Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorTeixeira, Cássio Adriano Nunes-
dc.contributor.authorRocio, Marco Aurélio Ramalho-
dc.contributor.authorMendes, André Pompeo do Amaral-
dc.contributor.authorOliveira, Luís André Sá d'-
dc.date.accessioned2018-07-16T14:26:50Z-
dc.date.available2018-07-16T14:26:50Z-
dc.date.issued2018-03-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Cássio Adriano Nunes et al. Navegação interior brasileira. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n.47 , p. [437]-482, mar. 2018.en_US
dc.identifier.urihttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/15380-
dc.descriptionBibliografia: p. 480-482en_US
dc.description.abstractIn the distant past, inland navigation in Brazil played a prominent role in the territorial expansion and occupation of the interior regions. Currently, river transport is the most important mode of transportation in the North region, and its growth potential is large throughout the country, with only 50% of its waterways economically viable. To realize this growth, however, the challenges that currently exist must be overcome. In this article, to discuss the issues to be overcome and the economic sustainability of Brazilian inland navigation, a general overview is presented, from hydrographic regions and major waterways to economic sustainability and regulatory aspects, through the characterization of the fleet, companies and of the loads involved.en_US
dc.format.extentp. [437]-482en_US
dc.language.isopt_BRen_US
dc.publisherBanco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Socialen_US
dc.subjectNavegação interior - Brasilen_US
dc.subjectInland navigation - Brazilen_US
dc.subjectTransporte hidroviário - Brasilen_US
dc.subjectWater transportation - Brazilen_US
dc.subjectEmpresas de transporte - Brasilen_US
dc.subjectCarriers - Brazilen_US
dc.subjectNavegação interior - Aspectos econômicos - Brasilen_US
dc.subjectInland navigation - Economic aspects - Brazilen_US
dc.titleNavegação interior brasileiraen_US
dc.title.alternativeBrazilian inland navigationen_US
dc.typeArtigoen_US
dc.nobrade.niveldescricao5en_US
dc.generoTextualen_US
dc.comunidadeProdução BNDESen_US
dc.relation.referenceshttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/15221en_US
dc.localRio de Janeiroen_US
dc.description.resumoA navegação interior no Brasil, no passado, teve papel de destaque na expansão territorial e na ocupação das regiões interiores, com menor densidade populacional. Nos dias atuais, o transporte hidroviário é o modal de transporte mais importante na região Norte e seu potencial de crescimento é grande em todo o país, que tem apenas 50% de suas vias navegáveis economicamente viáveis. Para concretizar esse crescimento, contudo, os desafios atualmente existentes precisam ser suplantados. Neste artigo, visando discutir as questões a superar e a sustentabilidade econômica da navegação interior brasileira, é apresentado um panorama geral, desde as regiões hidrográficas e as principais hidrovias até a sustentabilidade econômica e os aspectos regulatórios, passando pela caracterização da frota, das empresas e das cargas envolvidas.en_US
Aparece en las colecciones: Produção BNDES - Artigos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BS47__NavegacaoInterior_P.pdf2.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir Descargar
Mostrar el registro sencillo del ítem


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.