Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
BS47__Aviacao__FECHADO.pdf | 2.44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Descargar |
Título : | Embraer e Boeing vis-à-vis Airbus e Bombardier: quais as implicações para o Brasil? |
Otros títulos : | Embraer and Boeing vis-à-vis Airbus and Bombardier: what are the implications for Brazil? |
Autor: | Gomes, Sérgio Bittencourt Varella Barcellos, João Alfredo Tucci, Nelson |
Palabras clave : | EMBRAER Boeing Company Airbus Industrie Bombardier Inc. Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Brasil) - Investimentos Brazilian Development Bank - Investments Alianças estratégicas (Negócios) Strategic alliances (Business) Trustes industriais Trusts, Industrial Indústria aeronáutica - Brasil Aircraft industry - Brazil Financiamento governamental Financing, Government Concorrência internacional - Avaliação Competition, International - Valuation Indústria aeronáutica - Canadá - Financiamento Aircraft industry - Canada - Financing Jatos regionais Regional jets |
Fecha de publicación : | mar-2018 |
Lugar: | Rio de Janeiro |
Editorial : | Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social |
Resumo: | O apoio financeiro do governo canadense, direcionado diretamente à Bombardier (seu principal fabricante de aeronaves) nos últimos três anos, não só serviu como socorro financeiro, como também teria feito a empresa ganhar vendas dos modelos CSeries, seu novo jato comercial. Um desses modelos concorre com um produto da Embraer e outro, com um da Boeing. Essa situação suscitou reações do Brasil, com a instalação de um painel Organização Mundial do Comércio (OMC), e da Boeing, com o acionamento de órgãos de defesa da concorrência dos Estados Unidos da América (EUA). O resultado final do painel OMC ainda está pendente. Em outubro de 2017, a Airbus tornou-se sócia da Bombardier nos CSeries. Em contrapartida, em dezembro do mesmo ano, Boeing e Embraer manifestaram a intenção de se associar. O presente artigo revê os processos por trás desses acontecimentos recentes e procura vislumbrar possíveis desdobramentos que afetem a indústria aeronáutica brasileira e os papéis desempenhados pelo governo e pelo BNDES. |
Abstract: | The financial support from the Canadian Government, intended directly for Bombardier (its leading aircraft manufacturer) in te last three years, not only served as a bailour, but also helped the enterprise increase the sales of models from the CSeries, its new commercial jet. One of these models competes with a product from Embraer and another, whit onde from Boeing.This situation has generated reactions from Brazil, with the installation of a panel at the World Trade Organization (WTO), and from Boeing, which triggered antitrust agencies of the United States of America (USA). The final result of the WTO panel, however, is still pending. In October 2017, Airbus became a partner of Bombardier in the CSeries. However, in December of the same year, Boeing and Embraer expressed their intention to form a joint-venture. This article reviews the processes behind these recent events and suggests possible developments that may affect the Brazilian aviation industry and the roles played by the government and by BNDES. |
Descripción : | Inclui bibliografia p. 115-[121] e notas de rodapé |
Referencia: | BNDES Setorial, n. 47, mar. 2018 |
Citación : | GOMES, Sérgio Bittencourt Varella; BARCELLOS, João Alfredo; TUCCI, Nelson. Embraer e Boeing vis-à-vis Airbus e Bombardier: quais as implicações para o Brasil? BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 47 , p. [63-121], mar. 2018. |
Especie: | Artigo |
Género: | Textual |
URI : | http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/15382 |
Fecha Disponible: | 2018-07-17T19:29:42Z |
Aparece en las colecciones: | Produção BNDES - Artigos |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.