Skip navigation



Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.date.accessioned2019-02-04T20:06:38Z-
dc.date.available2019-02-04T20:06:38Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMARCHETTI, Dalmo dos Santos; DALTO, Edson José; CURADO, Luiza Almeida. Logística = Logistics. In: PUGA, Fernando Pimentel; CASTRO, Lavínia Barros de (Org.). Visão 2035 : Brasil, país desenvolvido : agendas setoriais para alcance da meta. 1. ed. Rio de Janeiro : Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, 2018. p. 341-376.en_US
dc.identifier.urihttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/16282-
dc.descriptionBibliografia: p. 373-376 e notas de rodapéen_US
dc.description.abstractThe Brazilian logistics infrastructure has faults that are already known and perceived in different ways. The focus of concern should be a more efficient use of the transport system, which translates into seeking a better balance of the modal matrix and into intermodality. Generally speaking, the country needs to invest relatively more in the logistics infrastructure intended for rail, cabotage and waterway services, and increase the productivity of existing assets. The trajectory of resumption of investment in logistics encompasses integrated planning issues, efficiency of the institutional structure and structuring of government projects, as well as attention to aspects that make the projects attractive for investments, facilitating their implementation. Each of these pillars, if reinforced, can promote a solid program of investments in logistics. Thus, the article addresses the necessary actions to unlock investment in logistics and a transformation agenda involving: (i) a new role of the rail sector in general cargo; (ii) the institutional development and strengthening of inland waterway transport; (iii) a program of road concessions with a differentiated regulatory framework; (iv) the restructuring of the public port authorities to improve governance and autonomy; (v) the continuity of the airport infrastructure’s concessions program; and (vi) a program of sustainability in logistics based on the innovative capacity of the capital goods industry. Finally, BNDES’s role in this new context is discussed.en_US
dc.format.extentp. 341-376en_US
dc.language.isopt_BRen_US
dc.publisherBanco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Socialen_US
dc.relation.ispartofhttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/16040en_US
dc.subjectInfraestrutura de transportes - Investimentos - Brasilen_US
dc.subjectTransport infrastructure - Investments - Brazilen_US
dc.subjectLogística - Aspectos econômicos - Brasilen_US
dc.subjectLogistics - Economic aspects - Brazilen_US
dc.subjectAdministração de projetos - Brasilen_US
dc.subjectIndustrial project management - Brazilen_US
dc.subjectProjetos de desenvolvimento tecnológico e inovação - Investimentos - Brasilen_US
dc.subjectTechnological development and innovation projects - Investments - Brazilen_US
dc.titleLogísticaen_US
dc.title.alternativeLogisticsen_US
dc.typeCapítulo de livroen_US
dc.generoTextualen_US
dc.comunidadeProdução BNDESen_US
dc.localRio de Janeiroen_US
dc.description.resumoA infraestrutura logística brasileira apresenta lacunas já conhecidas e que são percebidas de diferentes maneiras. O cerne da preocupação deve ser o uso mais eficiente do sistema de transportes, que se traduz na busca de maior equilíbrio da matriz modal e na intermodalidade. De forma geral, o país necessita investir relativamente mais na infraestrutura logística de caráter estruturador, destinada aos serviços ferroviários, hidroviários e de cabotagem, e aumentar a produtividade dos ativos existentes. O caminho para a retomada dos investimentos em logística perpassa questões de planejamento integrado, eficiência da estrutura institucional e estruturação de projetos no governo, além de atenção aos aspectos que conferem financiabilidade aos projetos, facilitando sua implementação. Cada um desses pilares, se bem reforçados, pode impulsionar um sólido programa de inversões em logística. Assim, são tratadas no artigo as ações necessárias ao destravamento do investimento em logística e uma agenda de transformação que envolve: (i) um novo papel do setor ferroviário na carga geral; (ii) o desenvolvimento institucional e fortalecimento do transporte hidroviário interior; (iii) um programa de concessões rodoviárias com marco regulatório diferenciado; (iv) a reestruturação das autoridades portuárias dos portos públicos visando melhoria da governança e autonomia; (v) a continuidade ao programa de concessões da infraestrutura aeroportuária; e (vi) um programa de sustentabilidade na logística a partir da capacidade inovadora da indústria de bens de capital. Finalmente, especula-se sobre a tarefa que cabe ao BNDES a partir do novo contexto.en_US
dc.contributor.authorbndesMarchetti, Dalmo dos Santos-
dc.contributor.authorbndesDalto, Edson José-
dc.contributor.authorbndesCurado, Luiza Almeida-
Appears in Collections:Produção BNDES - Capítulos de Livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRCapLiv214189_Logistica_compl_P.pdf1.8 MBAdobe PDFView/OpenDownload
Show simple item record


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.