Skip navigation



Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PRArt_Disputa comercial no setor aeronáutico_compl_BD.pdf3.19 MBAdobe PDFVisualizar/AbrirSalvar
Título: A disputa comercial no setor aeronáutico: EUA/BOEING versus UE/AIRBUS na Organização Mundial do Comércio
Título(s) alternativo(s): The commercial aircraft industry dispute at the World Trade Organization: USA/BOEING versus EU/AIRBUS
Autor(es) BNDES: Gomes, Sérgio Bittencourt Varella
Barcellos, João Alfredo
Tucci, Nelson
Palavras-chave: Boeing Company
Airbus Industrie
Organização Mundial do Comércio
World Trade Organization
Concorrência internacional
Competition, International
Indústria aeronáutica - Política governamental - Estados Unidos
Aircraft industry - Government policy - United States
Indústria aeronáutica - Política governamental - Países da União Européia
Aircraft industry - Government policy - European Union countries
Subsídios governamentais - Estados Unidos
Subsidies - United States
Subsídios governamentais - Países da União Européia
Subsidies - European Union countries
Data do documento: Mar-2019
Local: Rio de Janeiro
Editora: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
Resumo: O foco deste trabalho é o contencioso aeronáutico na Organização Mundial do Comércio (OMC), entre os Estados Unidos da América (EUA) e a União Europeia (UE). Boeing e Airbus teriam recebido subsídios ilegais para o desenvolvimento de seus jatos. A partir de 2004, o Sistema de Soluções de Controvérsias da OMC foi, assim, acionado. As reclamações de parte a parte foram consolidadas em painéis, cujos relatórios levaram a apelações, reclamações de conformidade, contra-apelações, arbitragens etc., que se arrastam até hoje. Vários outros países, que têm indústrias aeronáuticas de peso, inclusive o Brasil, acompanham os desdobramentos como terceiras partes interessadas, em vista de suas implicações universais e possíveis penalidades aos “infratores”. Lições aprendidas até agora podem ser relevantes para o atual contencioso aeronáutico Brasil-Canadá na OMC, iniciado em 2016, tendo como foco a Bombardier e a Embraer.
Abstract: The subject of this work is the aircraft industry dispute between the United States of America (USA) and the European Union (EU). Boeing and Airbus alleged illegal subsidies would have been used extensively for commercial aircraft developments. Starting in 2004, WTO’s Dispute Settlement System has been invoked by both parties. The ensuing panels, reports, appellations, compliance complaints, counter-appellations, arbitrations etc. have been dragging on to this day. Several aircraft manufacturing countries, including Brazil, have closely watched developments at the WTO as third parties, due to the possible worldwide sector implications. Lessons learned so far could be relevant to the current Brazil-Canada dispute, started in 2016, involving Bombardier and Embraer.
Descrição: Bibliografia: p. 77-79
É parte de: BNDES Setorial, v. 25, n. 49, mar. 2019
Citação: GOMES, Sérgio Bittencourt Varella, BARCELLOS, João Alfredo, TUCCI, Nelson. A disputa comercial no setor aeronáutico : EUA/BOEING versus UE/AIRBUS na Organização Mundial do Comércio. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, v. 25, n. 49 , p. [29]-79, mar. 2019.
Tipo: Artigo
Gênero: Textual
URI: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/17002
Data Disponibilização: 2019-04-17T17:04:00Z
Aparece nas coleções:Produção BNDES - Artigos

Use este identificador para citar ou linkar este item: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/17002
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando indicado o contrário.