Skip navigation



Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PRFol213925_O Papel do BNDES na Nova Política Econômica_compl_P_BD.pdf119.78 kBAdobe PDFVisualizar/AbrirSalvar
Título: O papel do BNDES na nova política econômica
Autor(es): Almeida, Julio Sérgio Gomes de
IEDI (Organização)
Palavras-chave: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Brasil)
Brazilian Development Bank
Financiamento do desenvolvimento - Brasil
Development financing - Brazil
Desenvolvimento econômico
Economic development
Política econômica
Economic policy
Industrialização - Brasil
Industrialization - Brazil
Desenvolvimento social
Progress
Empresas multinacionais
International business enterprises
Debêntures - Brasil
Bonds - Brazil
Exportação - Brasil - Financiamento
Exports - Financing - Brazil
Empresas - Brasil
Business enterprises - Brazil
Pequenas e médias empresas - Brasil
Small business - Brazil
Mercado de capitais - Brasil
Capital market - Brazil
Governança corporativa - Brasil
Corporate governance - Brazil
Data do documento: Abr-2003
Local: [S.l.]
Editora: IEDI
Resumo: O BNDES é a única instituição de política de desenvolvimento industrial brasileiro e, sendo assim, deve incorporar a missão da política industrial que é remover a dependência externa. A visão do desenvolvimento e a convicção de que o Banco é instrumento único da política industrial são valores que devem predominar nas formulações e ações do BNDES. As recomendações a seguir são atinentes à atuação do BNDES nas áreas industrial e setor externo: · Estabelecimento de um Conselho de Empresários, de natureza consultiva, como um canal de articulação permanente entre a instituição e os empresários. · Programas setoriais para promover a competitividade, substituir importações, agregar valor e tecnologia nas cadeias produtivas e remover gargalos de investimento. · Apoio à internacionalização das empresas nacionais. · No financiamento à exportação: ampliação das equipes técnicas, flexibilização de programas já existentes, maior agilidade e coordenação entre os instrumentos (funding, que é suprido pelo BNDES, equalização de taxa de juros e seguro de crédito) e novos programas de crédito à exportação. · Financiamento de empresas estrangeiras condicionado ao objetivo de melhora do balanço de divisas da empresa e do país. · Micro, pequena e média empresa: parcerias e modelo de cooperativas de crédito. · O BNDES deve ser um articulador ativo de operações que visem a atração de recursos dos fundos de pensão. O papel do BNDES no incentivo ao mercado de capitais também é fundamental, enfatizando práticas de governança corporativa e ajudando a O Papel do BNDES na Nova Política Econômica 3 estruturar um forte mercado de títulos privados, especialmente através das debêntures. · Faz-se necessário que o BNDES incorpore novas métricas em suas avaliações de risco. É preciso desenvolver modalidades de apoio que partam de uma visão do futuro das empresas que, ao assumirem novas práticas de governança, permitirão ao Banco ousar mais no seu apoio sem aumentar seus riscos. · O sistema atual de garantias utilizado pelo Banco, no qual as garantias reais dos tomadores de financiamento permanecem por um longo período presas aos contratos de financiamento, prejudica o crescimento das empresas e precisa ser reformulado. · O eventual apoio do Banco a empresas em dificuldades deve se subordinar à análise do interesse nacional na continuidade operacional da empresa demandante, às possibilidades concretas de sua recuperação e também de alteração de seu controle societário, no caso de erros ou de falta de condições financeiras ou gerenciais de seus controladores. · Em caso de reestruturação, deve ser buscada uma distribuição eqüitativa de eventuais perdas com os demais credores, de sorte que o BNDES não se responsabilize por todo o passivo da sociedade reestruturada.
Descrição: Dados retirados da capa
"Abril/2003"
I. – Introdução -- II. A nova política econômica -- III. O papel do BNDES -- IV. Recomendações -- 1. BNDES voltado para o desenvolvimento econômico e social do país -- 2. Criação de um conselho de empresários -- 3. Programas setoriais -- 4. O financiamento das exportações -- 5. A internacionalização da empresa brasileira -- 6. O BNDES e a empresa estrangeira -- 7. O BNDES e a micro, pequena e média empresa -- 8. Mercado de capitais, governança corporativa -- 9. Inovações na avaliação de riscos e no sistema de garantias -- 10. O BNDES e o mercado de debêntures -- 11. O BNDES e os fundos de pensão -- 12. Empresas em dificuldades financeiras
Publicação relacionada: http://retaguarda.iedi.org.br/midias/artigos/4cfe53e00f0405e6.pdf
Citação: ALMEIDA, Julio Sérgio Gomes de. O papel do BNDES na nova política econômica. [S.l.]: IEDI, 2003. 17 p.
Tipo: Folheto
Gênero: Textual
URI: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/17580
Data Disponibilização: 2019-06-28T18:17:01Z
Aparece nas coleções:BNDES em Foco - Folhetos

Use este identificador para citar ou linkar este item: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/17580
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando indicado o contrário.