Skip navigation



Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorGuidolin, Silvia Maria-
dc.contributor.authorCosta, Ana Cristina Rodrigues da-
dc.contributor.authorNunes, Bernardo Furtado-
dc.date.accessioned2014-07-31T17:50:00Z-
dc.date.accessioned2018-03-19T16:27:25Z-
dc.date.available2014-07-31T17:50:00Z-
dc.date.available2018-03-19T16:27:25Z-
dc.date.issued2009-09-
dc.identifier.citationGUIDOLIN, Silvia Maria; COSTA, Ana Cristina Rodrigues da; NUNES, Bernardo Furtado. Conectando indústria e consumidor: desafios do varejo brasileiro no mercado global. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 30, p. 3-61, set. 2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/1852-
dc.descriptionBibliografia: p. 57-61pt_BR
dc.description.abstractÉ no comércio varejista que o consumidor chancela o valor dos bens produzidos pela indústria. O contato direto com os consumidores constitui seu maior ativo, pois possibilita a identificação das preferências do mercado, traduzindo tais demandas para a indústria e, por consequência, impulsionando vendas ou indicando pressões competitivas para mudanças. O principal objetivo deste artigo é discutir como a importância do varejo na economia vai além da sua significativa participação no valor adicionado e no volume de emprego da economia, seja exercendo papel relevante na coordenação de cadeias de valor, incentivando a qualidade e a competitividade dos fornecedores, seja criando novas formas de relacionamento com o consumidor, estimulando o desenvolvimento de novos canais de venda. Além disso, à medida que se internacionaliza, pode criar espaços privilegiados para a exportação de produtos e marcas nacionais, como fazem grandes varejistas globais. Assim, por seus efeitos encadeadores, os desafios do varejo são relevantes oportunidades para o desenvolvimento da economia brasileira.pt_BR
dc.format.extentp. 3-61pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherBanco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Socialpt_BR
dc.subjectComércio varejista - Aspectos econômicos - Brasilpt_BR
dc.subjectComérciopt_BR
dc.subjectOportunidades de emprego - Brasilpt_BR
dc.subjectConsumidorespt_BR
dc.subjectRetail trade - Economic aspects - Brazilpt_BR
dc.subjectCommercept_BR
dc.subjectJob vacancies - Brazilpt_BR
dc.subjectConsumerspt_BR
dc.titleConectando indústria e consumidor: desafios do varejo brasileiro no mercado globalpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.nobrade.niveldescricao5pt_BR
dc.generoTextualpt_BR
dc.comunidadeProdução BNDESpt_BR
dc.localRio de Janeiropt_BR
Aparece en las colecciones: Produção BNDES - Artigos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BS30 conectando industria e consumidor_P.pdf1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir Descargar
Mostrar el registro sencillo del ítem


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.