Skip navigation



Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorRamos Filho, Américo da Costa-
dc.date.accessioned2019-09-25T15:09:16Z-
dc.date.available2019-09-25T15:09:16Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationRAMOS FILHO, Américo da Costa; SOUTO, Leonardo Fernandes. Gestão do conhecimento pessoal e coaching no contexto acadêmico : possibilidades de contribuição para o desenvolvimento de alunos de graduação. In: KM BRASIL, 13., 2016, São Paulo. Anais [...] [S.l.] : KM Brasil, 2016. 16 p. Tema: Conhecimento que faz diferença : inteligência e colaboração criando eficiência e inovação.en_US
dc.identifier.urihttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/18760-
dc.descriptionBibliografia: p. 15-16en_US
dc.descriptionPublicado em: KM BRASIL, 13., 2016, São Paulo. Anais [...] [S.l.] : KM Brasil, 2016. 16 p. Tema: Conhecimento que faz diferença : inteligência e colaboração criando eficiência e inovação. Disponível em: http://www.kmbrasil.org/kmbr16-anais.htmlen_US
dc.format.extent16 p.en_US
dc.language.isopt_BRen_US
dc.publisherKM Brasilen_US
dc.subjectUniversidade Federal Fluminenseen_US
dc.subjectGestão do conhecimento - Brasilen_US
dc.subjectKnowledge management - Brazilen_US
dc.subjectEnsino superioren_US
dc.subjectEducation, Higheren_US
dc.subjectDesenvolvimento humanoen_US
dc.subjectHuman developmenten_US
dc.subjectAssessoria pessoalen_US
dc.subjectPersonal coachingen_US
dc.titleGestão do conhecimento pessoal e coaching no contexto acadêmico: possibilidades de contribuição para o desenvolvimento de alunos de graduaçãoen_US
dc.typeArtigoen_US
dc.generoTextualen_US
dc.comunidadeProdução BNDESen_US
dc.description.resumoApresenta-se o estudo realizado com o objetivo geral de identificar as possibilidades de implementação do processo de coaching como ferramenta de desenvolvimento de alunos de graduação e sua relação com a gestão do conhecimento pessoal. Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa exploratória, quantitativa e qualitativa, fazendo-se uso de pesquisa bibliográfica e de pesquisa de campo com alunos do curso de Administração da Universidade Federal Fluminense (UFF), matriculados nas disciplinas de Gestão do conhecimento; Psicologia; e Métodos e processos – adotando-se a análise de conteúdo para analisar os dados descritivos coletados por meio de questionário. Como resultado, a pesquisa bibliográfica permitiu identificar a implementação de algumas práticas de coaching no ambiente acadêmico, direcionadas para alunos de graduação, e a pesquisa de campo demonstrou que, em geral, os alunos de graduação reconhecem a necessidade e o valor do oferecimento do processo de coaching, considerando sua aplicabilidade em relação a questões de natureza profissional, acadêmica e pessoal; e sua colaboração para a gestão do conhecimento, desenvolvendo competências técnicas e, no enfoque da gestão do conhecimento pessoal, contribuindo para o desenvolvimento de competências de gestão de informações e do autoconhecimento. Conclui-se que o coaching apresenta um grande potencial para maximizar os efeitos do processo educacional universitário e que se pode pensar em um processo educacional que contemple, complementarmente, ações de acompanhamento, direcionadas aos alunos de graduação.en_US
dc.contributor.authorbndesSouto, Leonardo Fernandes-
Aparece en las colecciones: Produção BNDES - Artigos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PRArt214886_Gestão do conhecimento pessoal e coaching no contexto acadêmico_compl_P_BD.pdf559.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir Descargar
Mostrar el registro sencillo del ítem


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.