Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
dc.contributor.author | Ramos Filho, Américo da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-25T15:09:16Z | - |
dc.date.available | 2019-09-25T15:09:16Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | RAMOS FILHO, Américo da Costa; SOUTO, Leonardo Fernandes. Gestão do conhecimento pessoal e coaching no contexto acadêmico : possibilidades de contribuição para o desenvolvimento de alunos de graduação. In: KM BRASIL, 13., 2016, São Paulo. Anais [...] [S.l.] : KM Brasil, 2016. 16 p. Tema: Conhecimento que faz diferença : inteligência e colaboração criando eficiência e inovação. | en_US |
dc.identifier.uri | http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/18760 | - |
dc.description | Bibliografia: p. 15-16 | en_US |
dc.description | Publicado em: KM BRASIL, 13., 2016, São Paulo. Anais [...] [S.l.] : KM Brasil, 2016. 16 p. Tema: Conhecimento que faz diferença : inteligência e colaboração criando eficiência e inovação. Disponível em: http://www.kmbrasil.org/kmbr16-anais.html | en_US |
dc.format.extent | 16 p. | en_US |
dc.language.iso | pt_BR | en_US |
dc.publisher | KM Brasil | en_US |
dc.subject | Universidade Federal Fluminense | en_US |
dc.subject | Gestão do conhecimento - Brasil | en_US |
dc.subject | Knowledge management - Brazil | en_US |
dc.subject | Ensino superior | en_US |
dc.subject | Education, Higher | en_US |
dc.subject | Desenvolvimento humano | en_US |
dc.subject | Human development | en_US |
dc.subject | Assessoria pessoal | en_US |
dc.subject | Personal coaching | en_US |
dc.title | Gestão do conhecimento pessoal e coaching no contexto acadêmico: possibilidades de contribuição para o desenvolvimento de alunos de graduação | en_US |
dc.type | Artigo | en_US |
dc.genero | Textual | en_US |
dc.comunidade | Produção BNDES | en_US |
dc.description.resumo | Apresenta-se o estudo realizado com o objetivo geral de identificar as possibilidades de implementação do processo de coaching como ferramenta de desenvolvimento de alunos de graduação e sua relação com a gestão do conhecimento pessoal. Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa exploratória, quantitativa e qualitativa, fazendo-se uso de pesquisa bibliográfica e de pesquisa de campo com alunos do curso de Administração da Universidade Federal Fluminense (UFF), matriculados nas disciplinas de Gestão do conhecimento; Psicologia; e Métodos e processos – adotando-se a análise de conteúdo para analisar os dados descritivos coletados por meio de questionário. Como resultado, a pesquisa bibliográfica permitiu identificar a implementação de algumas práticas de coaching no ambiente acadêmico, direcionadas para alunos de graduação, e a pesquisa de campo demonstrou que, em geral, os alunos de graduação reconhecem a necessidade e o valor do oferecimento do processo de coaching, considerando sua aplicabilidade em relação a questões de natureza profissional, acadêmica e pessoal; e sua colaboração para a gestão do conhecimento, desenvolvendo competências técnicas e, no enfoque da gestão do conhecimento pessoal, contribuindo para o desenvolvimento de competências de gestão de informações e do autoconhecimento. Conclui-se que o coaching apresenta um grande potencial para maximizar os efeitos do processo educacional universitário e que se pode pensar em um processo educacional que contemple, complementarmente, ações de acompanhamento, direcionadas aos alunos de graduação. | en_US |
dc.contributor.authorbndes | Souto, Leonardo Fernandes | - |
Aparece en las colecciones: | Produção BNDES - Artigos
|