Skip navigation



Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PRArt214886_Gestão do conhecimento pessoal e coaching no contexto acadêmico_compl_P_BD.pdf559.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir Descargar
Título : Gestão do conhecimento pessoal e coaching no contexto acadêmico: possibilidades de contribuição para o desenvolvimento de alunos de graduação
Autor BNDES : Souto, Leonardo Fernandes
Autor: Ramos Filho, Américo da Costa
Palabras clave : Universidade Federal Fluminense
Gestão do conhecimento - Brasil
Knowledge management - Brazil
Ensino superior
Education, Higher
Desenvolvimento humano
Human development
Assessoria pessoal
Personal coaching
Fecha de publicación : 2016
Editorial : KM Brasil
Resumo: Apresenta-se o estudo realizado com o objetivo geral de identificar as possibilidades de implementação do processo de coaching como ferramenta de desenvolvimento de alunos de graduação e sua relação com a gestão do conhecimento pessoal. Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa exploratória, quantitativa e qualitativa, fazendo-se uso de pesquisa bibliográfica e de pesquisa de campo com alunos do curso de Administração da Universidade Federal Fluminense (UFF), matriculados nas disciplinas de Gestão do conhecimento; Psicologia; e Métodos e processos – adotando-se a análise de conteúdo para analisar os dados descritivos coletados por meio de questionário. Como resultado, a pesquisa bibliográfica permitiu identificar a implementação de algumas práticas de coaching no ambiente acadêmico, direcionadas para alunos de graduação, e a pesquisa de campo demonstrou que, em geral, os alunos de graduação reconhecem a necessidade e o valor do oferecimento do processo de coaching, considerando sua aplicabilidade em relação a questões de natureza profissional, acadêmica e pessoal; e sua colaboração para a gestão do conhecimento, desenvolvendo competências técnicas e, no enfoque da gestão do conhecimento pessoal, contribuindo para o desenvolvimento de competências de gestão de informações e do autoconhecimento. Conclui-se que o coaching apresenta um grande potencial para maximizar os efeitos do processo educacional universitário e que se pode pensar em um processo educacional que contemple, complementarmente, ações de acompanhamento, direcionadas aos alunos de graduação.
Descripción : Bibliografia: p. 15-16
Publicado em: KM BRASIL, 13., 2016, São Paulo. Anais [...] [S.l.] : KM Brasil, 2016. 16 p. Tema: Conhecimento que faz diferença : inteligência e colaboração criando eficiência e inovação. Disponível em: http://www.kmbrasil.org/kmbr16-anais.html
Citación : RAMOS FILHO, Américo da Costa; SOUTO, Leonardo Fernandes. Gestão do conhecimento pessoal e coaching no contexto acadêmico : possibilidades de contribuição para o desenvolvimento de alunos de graduação. In: KM BRASIL, 13., 2016, São Paulo. Anais [...] [S.l.] : KM Brasil, 2016. 16 p. Tema: Conhecimento que faz diferença : inteligência e colaboração criando eficiência e inovação.
Especie: Artigo
Género: Textual
URI : http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/18760
Fecha Disponible: 2019-09-25T15:09:16Z
Aparece en las colecciones: Produção BNDES - Artigos

Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/18760
Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.