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dc.date.accessioned2020-04-17T14:57:48Z-
dc.date.available2020-04-17T14:57:48Z-
dc.date.issued2019-12-
dc.identifier.citationMARTINS, Alexandre Sandre. Cabotagem brasileira: mapeamento da origem e destino das cargas: diagnóstico e perspectivas de crescimento = Brazilian cabotage: mapping of origin and destination of loads: diagnosis and growth perspectives. REVISTA DO BNDES, Rio de Janeiro, v. 26, n. 52, p. 321-365, dez. 2019.en_US
dc.identifier.urihttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/19607-
dc.descriptionInclui bibliografia: p. 364-365 e notas de rodapéen_US
dc.description.abstractCabotage has the potential to contribute to reducing the transportation costs of several supply chains, with positive impacts on the competitiveness of Brazilian companies and improving the quality of life of the population through reduction of CO2 emissions, reduction of road accidents and prices to the final consumer, as a reflection of their lower unit cost of freight. Brazilian cabotage is concentrated in the transport of bulk cargo, accounting for around 91% of the total transported in 2018, with emphasis on liquid bulk, representing 73% of this total. In this sector we can characterize three markets from the economic point of view: Petrobras logistics operations, Industrial Operation mode; flow of other commodities, focusing on volume; and general cargo and container operations, with a primary focus on long distances off the Brazilian coast, whose market is distinct from the others, although the three markets are legally defined as cabotage. This paper presents an overview of this mode in Brazil, from the point of view of origin and destination of cargo transported by cabotage and proposes, from the estimate of long-distance general road haulage, a potential substitution of this mode for the cabotage market of general cargo and container. It concludes with a diagnosis of the current situation, an estimate of the potential growth of general cargo and container cabotage, besides the proposition of deepening the present study, for a greater insertion of cabotage, aiming at a more balanced transport matrix between their different mode that makes it up.en_US
dc.format.extentp. 321-365en_US
dc.language.isopt_BRen_US
dc.publisherBanco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Socialen_US
dc.relation.ispartofhttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/19580en_US
dc.subjectCabotagem (Transporte de carga) - Brasilen_US
dc.subjectCoastwise shipping - Brazilen_US
dc.subjectLogísticaen_US
dc.subjectLogisticsen_US
dc.subjectTransporte por containersen_US
dc.subjectContainerizationen_US
dc.subjectCarga a granel - Brasilen_US
dc.subjectBulk cargo - Brazilen_US
dc.subjectNavegação - Brasilen_US
dc.subjectNavigation - Brazilen_US
dc.subjectTransportes -Brasil - Planejamentoen_US
dc.subjectTransportation - Brazil - Planningen_US
dc.titleCabotagem brasileira: mapeamento da origem e destino das cargas: diagnóstico e perspectivas de crescimentoen_US
dc.title.alternativeBrazilian cabotage: mapping of origin and destination of loads: diagnosis and growth perspectives.en_US
dc.typeArtigoen_US
dc.generoTextualen_US
dc.comunidadeProdução BNDESen_US
dc.localRio de Janeiroen_US
dc.description.resumoA cabotagem tem potencial para contribuir na redução dos custos de transporte de diversas cadeias de suprimentos, com reflexos positivos para a competitividade das empresas brasileiras e a melhora da qualidade de vida da população, por meio da redução das emissões de CO2 e da diminuição dos acidentes rodoviários e, como reflexo de seu menor custo unitário do frete, dos preços praticados ao consumidor final. A cabotagem brasileira é concentrada no transporte de granéis, representando em torno de 91% do total transportado no ano de 2018, com destaque para os granéis líquidos, correspondendo a 73% desse total. Nesse setor, caracterizam-se três mercados sob o ponto de vista econômico: o mercado de granéis líquidos, que abrange de forma preponderante as operações logísticas da Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras), na modalidade industrial operation; o mercado de granéis sólidos, voltado ao escoamento das demais commodities, com foco em volume; e o mercado de carga geral e contêineres, com foco principal em longas distâncias na costa brasileira, cujo mercado é distinto dos demais, apesar de os três mercados serem definidos legalmente como cabotagem. O presente artigo apresenta um panorama desse modal no Brasil, sob a ótica de origem e destino das cargas transportadas pela cabotagem, e propõe, com base na estimativa do transporte rodoviário de carga geral de longa distância, um potencial de substituição desse modal para o mercado de cabotagem de carga geral e contêiner. Conclui-se com um diagnóstico da situação atual, realizando-se uma estimativa do crescimento potencial da cabotagem de carga geral e contêiner, além de se propor o aprofundamento do presente estudo, para maior inserção da cabotagem, objetivando uma matriz de transportes mais equilibrada entre os diferentes modais que a compõem.en_US
dc.contributor.authorbndesMartins, Alexandre Sandre-
dc.contributor.editorBanco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Brasil). Área de Comunicação e Relacionamento Institucional-
Appears in Collections:Produção BNDES - Artigos

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