Skip navigation



Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BS 30 A economia da cultura, o BNDES e o desenvolvimento sustentável_P.pdf522.67 kBAdobe PDFVisualizar/AbrirSalvar
Título: A economia da cultura, o BNDES e o desenvolvimento sustentável
Autor(es): Gorgulho, Luciane Fernandes
Goldenstein, Marcelo
Alexandre, Patrícia Vieira Machado
Mello, Gustavo Affonso Taboas de
Palavras-chave: BNDES PROCULT
Cultura - Aspectos econômicos - Brasil
Cultura - Brasil - Financiamento
Indústria cinematográfica
Culture - Economic aspects - Brazil
Culture - Financing - Brazil
Motion picture industry
Data do documento: Set-2009
Local: Rio de Janeiro
Editora: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
Abstract: O que é economia da cultura? Ela possui relevância macroeconômica? Por que e como o BNDES incorporou esse setor à sua estratégia de desenvolvimento econômico? Este artigo, o primeiro a ser publicado pelo BNDES especificamente sobre o tema, procura iniciar uma discussão acerca dessas questões, conceituando “economia da cultura e demonstrando a sua relevância econômica e seu potencial de crescimento. Procura ainda relatar a atuação do BNDES e as perspectivas futuras. Após 10 anos de apoio à cultura sob uma ótica predominante de patrocínio e retorno de imagem, especialmente por força da utilização das leis de incentivo à cultura, o BNDES reformulou sua visão, fez um diagnóstico do setor e criou instrumentos específicos e criativos de apoio financeiro, de forma a solucionar gargalos específicos da indústria cultural e contribuir ainda para a estruturação e profissionalização da gestão. O primeiro segmento da economia da cultura enfocado sob essa ótica foi o do audiovisual. Os instrumentos criados e os resultados alcançados no apoio à produção, distribuição, exibição e infraestrutura do audiovisual serão relatados aqui de forma mais detalhada. Este artigo marca ainda o lançamento do novo Procult Programa BNDES para o Desenvolvimento da Economia da Cultura, que pretende estender o apoio do BNDES a outros segmentos da economia da cultura, como o editorial, de jogos eletrônicos, fonográfico e espetáculos ao vivo. Nesse sentido, esses setores são apresentados de forma panorâmica, no intuito de identificar as principais dificuldades enfrentadas, indicando a necessidade de um tratamento diferenciado pelo BNDES.
Descrição: Bibliografia: p. 353-355
Citação: GORGULHO, Luciane Fernandes; GOLDENSTEIN, Marcelo; ALEXANDRE, Patrícia Vieira Machado; MELLO, Gustavo Afonso Taboas de. A economia da cultura, o BNDES e o desenvolvimento sustentável. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 30 , p. 299-355, set. 2009.
Tipo: Artigo
Gênero: Textual
URI: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/1961
Data Disponibilização: 2014-08-05T20:29:52Z
2018-03-19T16:28:06Z
Aparece nas coleções:Produção BNDES - Artigos

Use este identificador para citar ou linkar este item: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/1961
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando indicado o contrário.