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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorHerdy, Rafael Rodrigues-
dc.contributor.authorMalburg, Carlos Henrique Reis-
dc.contributor.authorSantos, Rodolfo Torres dos-
dc.date.accessioned2014-08-11T20:10:04Z-
dc.date.accessioned2018-03-19T19:15:37Z-
dc.date.available2014-08-11T20:10:04Z-
dc.date.available2018-03-19T19:15:37Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationHERDY, Rafael Rodrigues; MALBURG, Carlos Henrique Reis; SANTOS, Rodolfo Torres dos. Transporte urbano: O papel do BNDES no apoio à solução dos principais gargalos de mobilidade. In: BNDES 60 anos: perspectivas setoriais. Rio de Janeiro : Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, 2012. p. 310-346.pt_BR
dc.identifier.urihttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/2021-
dc.description.abstractAo fazermos uma avaliação da atuação do BNDES no financiamento ao setor de transporte urbano de passageiros nas últimas três décadas, podemos constatar que, ainda que em diversos aspectos os avanços tenham sido expressivos e nossa participação nesses avanços seja reconhecida, as carências continuam gigantescas. Pode-se atribuir boa parte desse passivo às pressões decorrentes de um crescimento demográfico acelerado na segunda metade do século XX, o que foi agravado por um processo de urbanização que não foi devidamente acompanhado do aprimoramento dos instrumentos de gestão urbana e nem da redistribuição dos recursos financeiros necessários para que os municípios fizessem os investimentos em infraestrutura, o que só ocorreu com a Constituição de 1988. Contudo, não podemos omitir a visão imediatista dos gestores, relegando ao segundo plano de prioridades os projetos e investimentos de longo prazo, como é mostrado nesse artigo em relação ao transporte coletivo de passageiros.pt_BR
dc.description.abstractBy analyzing the performance of the BNDES’ financing in the urban passenger transport sector over the last three decades, we are able to state that, even though progress has been expressive in several aspects and the Bank’s participation in such progress is recognized, gaps remain colossal. A large part of this gap can be attributed to pressure resulting from the accelerated demographic growth throughout the second half of the 20th century. This was intensified by urbanization that was not duly accompanied by improvements in urban management instruments or the redistribution of financial resources. Such funding was needed by municipalities to invest in infrastructure, which only came about with the Constitution of 1988. Nevertheless, we cannot omit the immediatist view of managers, who place longterm investment projects low on the list of priorities when it comes to collective passenger transport.pt_BR
dc.format.extentp. 310-346pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectBanco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Brasil)pt_BR
dc.subjectTransporte urbano - Financiamentopt_BR
dc.subjectPolítica de transporte urbanopt_BR
dc.subjectTransportes - Planejamentopt_BR
dc.subjectBrazilian Development Bankpt_BR
dc.subjectUrban transportation - Financingpt_BR
dc.subjectUrban transportation policypt_BR
dc.subjectTransportation - Planningpt_BR
dc.titleTransporte urbano: o papel do BNDES no apoio à solução dos principais gargalos de mobilidadept_BR
dc.typeCapítulo de livropt_BR
dc.nobrade.niveldescricao5pt_BR
dc.generoTextualpt_BR
dc.comunidadeProdução BNDESpt_BR
Aparece en las colecciones: Produção BNDES - Capítulos de Livro

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