| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
| dc.contributor.author | Herdy, Rafael Rodrigues | - |
| dc.contributor.author | Malburg, Carlos Henrique Reis | - |
| dc.contributor.author | Santos, Rodolfo Torres dos | - |
| dc.date.accessioned | 2014-08-11T20:10:04Z | - |
| dc.date.accessioned | 2018-03-19T19:15:37Z | - |
| dc.date.available | 2014-08-11T20:10:04Z | - |
| dc.date.available | 2018-03-19T19:15:37Z | - |
| dc.date.issued | 2012 | - |
| dc.identifier.citation | HERDY, Rafael Rodrigues; MALBURG, Carlos Henrique Reis; SANTOS, Rodolfo Torres dos. Transporte urbano: O papel do BNDES no apoio à solução dos principais gargalos de mobilidade. In: BNDES 60 anos: perspectivas setoriais. Rio de Janeiro : Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, 2012. p. 310-346. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/2021 | - |
| dc.description.abstract | Ao fazermos uma avaliação da atuação do BNDES no financiamento ao setor de
transporte urbano de passageiros nas últimas três décadas, podemos constatar
que, ainda que em diversos aspectos os avanços tenham sido expressivos e nossa
participação nesses avanços seja reconhecida, as carências continuam gigantescas.
Pode-se atribuir boa parte desse passivo às pressões decorrentes de um crescimento
demográfico acelerado na segunda metade do século XX, o que foi agravado por
um processo de urbanização que não foi devidamente acompanhado do aprimoramento
dos instrumentos de gestão urbana e nem da redistribuição dos recursos
financeiros necessários para que os municípios fizessem os investimentos em infraestrutura,
o que só ocorreu com a Constituição de 1988. Contudo, não podemos
omitir a visão imediatista dos gestores, relegando ao segundo plano de prioridades
os projetos e investimentos de longo prazo, como é mostrado nesse artigo em relação
ao transporte coletivo de passageiros. | pt_BR |
| dc.description.abstract | By analyzing the performance of the BNDES’ financing in the urban passenger
transport sector over the last three decades, we are able to state that, even though
progress has been expressive in several aspects and the Bank’s participation in such
progress is recognized, gaps remain colossal. A large part of this gap can be attributed
to pressure resulting from the accelerated demographic growth throughout the
second half of the 20th century. This was intensified by urbanization that was not
duly accompanied by improvements in urban management instruments or the
redistribution of financial resources. Such funding was needed by municipalities
to invest in infrastructure, which only came about with the Constitution of 1988.
Nevertheless, we cannot omit the immediatist view of managers, who place longterm
investment projects low on the list of priorities when it comes to collective
passenger transport. | pt_BR |
| dc.format.extent | p. 310-346 | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.subject | Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Brasil) | pt_BR |
| dc.subject | Transporte urbano - Financiamento | pt_BR |
| dc.subject | Política de transporte urbano | pt_BR |
| dc.subject | Transportes - Planejamento | pt_BR |
| dc.subject | Brazilian Development Bank | pt_BR |
| dc.subject | Urban transportation - Financing | pt_BR |
| dc.subject | Urban transportation policy | pt_BR |
| dc.subject | Transportation - Planning | pt_BR |
| dc.title | Transporte urbano: o papel do BNDES no apoio à solução dos principais gargalos de mobilidade | pt_BR |
| dc.type | Capítulo de livro | pt_BR |
| dc.nobrade.niveldescricao | 5 | pt_BR |
| dc.genero | Textual | pt_BR |
| dc.comunidade | Produção BNDES | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | Produção BNDES - Capítulos de Livro
|