Skip navigation



Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PR_Inform Set AOI 2 GESET Papel e Celulose_215045_n 9_BD.PDF10.61 MBAdobe PDFVisualizar/AbrirSalvar
Título: Informe Setorial da Área de Operações Industriais 2: Gerência Setorial de Papel e Celulose, n. 9, set. 1996
Título(s) alternativo(s): Informe setorial: Papel e Celulose
Celulose e pastas de mercado
Autor(es) BNDES: Macedo, Angela Regina Pires
Valença, Antonio Carlos de Vasconcelos
Lima, Adriana dos Santos
Editor(es): Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Brasil). Área de Operações Industriais 2. Gerência Setorial de Papel e Celulose
Palavras-chave: Indústria de papel e celulose - Brasil - Periódicos
Pulp and paper industry - Brazil - Periodicals
Papel - Produtos - Periódicos
Paper products - Periodicals
Celulose - Periódicos
Cellulose - Periodicals
Celulose
Cellulose
Indústria de celulose - Brasil
Cellulose industry - Brazil
Oferta e procura
Supply and demand
Produtividade industrial
Industrial productivity
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Brasil) - Financiamento - Periódicos
Brazilian Development Bank - Financing - Periodicals
Produtividade
Productivity
Data do documento: 12-Set-1996
Local: Rio de Janeiro
Editora: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
Substitui: Produção BNDES - Informe setorial da Área de Operações Industriais 1: Gerência Setorial de Papel e Celulose
É substituído por: Produção BNDES - Informe setorial da Área de Operações Industriais 2: Gerência Setorial 1
Resumo: A celulose de mercado sofreu, no início do ano de 1996, a queda de preços mais rápida de sua estória. Após dois anos (1994 e 1995) de ascenção vigorosa, a partir de dezembro de 1995, num período de apenas quatro meses, o preço da celulose de eucalipto, por exemplo, reduziu-se em 56% (de US$ 910/t em dezembro de 1995 para US$ 400/t em abril de 1996). Desde então, os analistas vêm tentando encontrar explicações razoáveis para esse fato, que não foi previsto em sua total dimensão por qualquer um deles. Em decorrência, principalmente, de um programa de paradas programadas de várias fábricas de celulose em todo o mundo, o nível dos estoques NORSCAN caiu de 2,5 milhões de toneladas, em fevereiro de 1996, para 1,5 milhão em junho do mesmo ano, após o que os preços apresentaram ligeira recuperação, embora não se possa afirmar que este processo será sustentável.
Descrição: Equipe Técnica Responsável: Angela Regina Pires Macedo - Gerente Setorial Antonio Carlos de V. Valença - Engenheiro Adriana dos Santos Lima - Estagiária
Citação: INFORME SETORIAL [DA] ÁREA DE OPERAÇÕES INDUSTRIAIS 2: Gerência Setorial de Papel e Celulose. Rio de Janeiro: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social,1994-2000. Irregular. Continuação de Informe Setorial [da] Área de Operações Industriais 1: Gerência Setorial de Papel e Celulose. Continuado por Informe setorial [da] Área de Operações Industriais 2: Gerência Setorial.
Tipo: Periódico
Gênero: Textual
URI: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/20321
Data Disponibilização: 2020-12-30T14:19:25Z
Aparece nas coleções:Produção BNDES - Informe Setorial da Área de Operações Industriais 2: Gerência Setorial de Papel e Celulose

Use este identificador para citar ou linkar este item: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/20321
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando indicado o contrário.