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03-BNDES-Revista56-PotencialContribuicaoODS4.pdf | 463.37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Descargar |
Título : | O potencial de contribuição do uso da tecnologia na educação para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4) – Educação de qualidade: o caso da Iniciativa BNDES Educação Conectada |
Otros títulos : | The potential contribution of the use of technology in education to Sustainable Development Goal 4 (SDG 4) – Quality Education: the case of the BNDES Educação Conectada Initiative |
Autor BNDES : | Parreiras, Maria Araújo Bazilio, Juliana Kramer Borges, Eduardo Bizzo de Pinho Montano, Paulo Fernandes |
Palabras clave : | Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Brasil) Brazilian Development Bank Brasil. Ministério da Educação Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Sustainable Development Goals Educação - Brasil Education - Brazil Ensino à distância - Brasil Distance education - Brazil Desenvolvimento sustentável Sustainable development Política pública Public policy Tecnologia digital Digital technology |
Fecha de publicación : | dic-2021 |
Lugar: | Rio de Janeiro |
Editorial : | Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social |
Resumo: | No âmbito da Agenda 2030, a educação configura um objetivo autônomo, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4). Este artigo identifica o potencial de contribuição do uso das tecnologias educacionais (edtechs) para o ODS 4, com enfoque no caso da Iniciativa BNDES Educação Conectada. A literatura indica um efeito positivo, porém heterogêneo, da tecnologia nas práticas educacionais. Esse efeito é robustecido por estratégias complementares, como o oferecimento de recursos digitais e o fomento a competências digitais. As edtechs têm potencial de contribuição para o ODS 4 desde que seu uso seja associado a essas estratégias e contemple a redução das desigualdades de acesso nas escolas. Nessa direção, a Iniciativa BNDES Educação Conectada pode contribuir para o ODS 4 não só ao impactar diretamente as redes envolvidas nos projetos, mas também ao gerar legados e aprendizados a serem apropriados por qualquer rede de ensino |
Abstract: | Within the scope of the 2030 Agenda, education is an autonomous objective (SDG 4). The article identifies the potential contribution of educational technologies (edtechs) to SDG 4, focusing on the case of the BNDES Educação Conectada Initiative. The literature indicates a positive but heterogeneous effect of technology on educational practices. This effect is strengthened by complementary strategies, such as offering digital resources and fostering digital skills. Edtechs can contribute to SDG 4 if they are combined with these strategies and contemplate the reduction of inequality in the access to technology in schools. In this direction, the BNDES Educação Conectada Initiative can contribute to SDG 4 by directly impacting the educational systems involved in the projects and generating legacies and learning that any educational system could appropriate. |
Descripción : | Inclui bibliografia: p. 127-131 e notas de rodapé Este artigo é de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, a opinião do BNDES. |
Es parte de: | Revista do BNDES, v. 28, n. 56, ed. esp., dez 2021 |
Citación : | PARREIRAS, Maria Araújo et al. O potencial de contribuição do uso da tecnologia na educação para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4) – Educação de qualidade: o caso da Iniciativa BNDES Educação Conectada = The potential contribution of the use of technology in education to Sustainable Development Goal 4 (SDG 4) – Quality Education: the case of the BNDES Educação Conectada Initiative. REVISTA DO BNDES, Rio de Janeiro, v. 28, n. 56, p. [87]-132, ed. esp., dez. 2021 |
Especie: | Artigo |
Género: | Textual |
URI : | http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/22044 |
Fecha Disponible: | 2022-03-03T16:58:16Z |
Aparece en las colecciones: | Produção BNDES - Artigos |
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