Skip navigation



Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PR_Biocombustiveis de Aviação no Brasil_Revista BNDES_n. 56.pdf547.72 kBAdobe PDFVisualizar/AbrirSalvar
Título: Biocombustíveis de aviação no Brasil: uma agenda de sustentabilidade
Título(s) alternativo(s): Aviation biofuels in Brazil: an agenda of sustainability
Autor(es) BNDES: Milanez, Artur Yabe
Maia, Guilherme Baptista da Silva
Guimarães, Diego Duque
Ferreira, Cleiton Leandro Alves
Palavras-chave: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Brasil)
Brazilian Development Bank
Biocombustíveis
Biomass energy
Aviões - Combustível
Airplanes - Fuel
Política pública
Public policy
Desenvolvimento sustentável
Sustainable development
Sustentabilidade
Sustainability
Data do documento: Dez-2021
Local: Rio de Janeiro
Editora: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
Resumo: No Acordo de Paris, adotado na COP 21, o Brasil assumiu uma série de compromissos internacionais para a redução da emissão de gases de efeito estufa. Entre as medidas possíveis de serem tomadas com esse objetivo, destaca-se a ampliação do uso de biocombustíveis. A despeito de ter uma sólida produção de combustíveis sustentáveis para veículos automotores, não há no país desenvolvimento relevante na produção de combustíveis sustentáveis de aviação (SAF). No entanto, o Brasil tem uma robusta produção agropecuária que gera grande quantidade de resíduos e, consequentemente, de matéria-prima de baixo custo. Ao mesmo tempo, tem um mercado interno de transporte aéreo bem desenvolvido e com grande potencial de crescimento. Aliados a esses fatores, a disponibilidade tecnológica e um conjunto de políticas públicas também podem ser utilizados para fomentar a produção e uso desses biocombustíveis na aviação. Juntas, essas circunstâncias garantem ao Brasil condições privilegiadas para se tornar um grande produtor de SAFs.
Abstract: In the Paris Agreement, signed at COP 21, Brazil assumed a series of international commitments to reduce the emission of greenhouse gases. Among the possible measures to be implemented in order to achieve this objective, the expansion of the use of biofuels is highlighted. Despite having a solid production of sustainable fuels for motor vehicles, there is no relevant development in Brazil regarding the production of sustainable aviation fuels. However, the country has a robust agricultural production, generating a large amount of waste and, consequently, low-cost raw material. At the same time, it has a well-developed domestic aviation market with great growth potential. In addition to these factors, the availability of technology and a set of public policies can also be used to promote the production and use of these aviation biofuels. Together, these conditions guarantee to Brazil privileged conditions to become a major producer of SAFs.
Descrição: Bibliografia: p. 393-397 e notas de rodapé
Este artigo é de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, a opinião do BNDES.
É parte de: Revista do BNDES, v. 28, n. 56, ed. esp., dez 2021
Citação: MILANEZ, Artur Yabe et al. Biocombustíveis de aviação no Brasil: uma agenda de sustentabilidade = Aviation biofuels in Brazil: an agenda of sustainability. REVISTA DO BNDES, Rio de Janeiro, v. 28, n. 56, p. [361]-398, ed. esp., dez. 2021.
Tipo: Artigo
Gênero: Textual
URI: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/22048
Data Disponibilização: 2022-03-03T17:37:28Z
Aparece nas coleções:Produção BNDES - Artigos

Use este identificador para citar ou linkar este item: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/22048
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando indicado o contrário.