Skip navigation



Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BS 18 Complexo eletrônico brasileiro_P.pdf200.81 kBAdobe PDFVisualizar/AbrirSalvar
Título: Complexo eletrônico brasileiro e competitividade
Autor(es): Gutierrez, Regina Maria Vinhais
Alexandre, Patrícia Vieira Machado
Palavras-chave: Indústria eletrônica - Brasil
Software - Brasil
Telecomunicações - Equipamento e acessórios - Brasil
Informática - Brasil
Balança comercial - Brasil
Electronic industries - Brazil
Computer software - Brazil
Telecommunication - Equipment and supplies - Brazil
Computer science - Brazil
Balance of trade - Brazil
Data do documento: Set-2003
Local: Rio de Janeiro
Editora: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
Abstract: O Complexo Eletrônico engloba segmentos que possuem em comum a mesma base tecnológica, porém com características e dinâmicas próprias - informática, equipamentos para telecomunicações, componentes e bens eletrônicos de consumo. Outrossim, a crescente integração do software aos equipamentos e sua estreita interligação com os componentes eletrônicos justificam a incorporação do software ao estudo do Complexo. O presente trabalho faz uma análise da situação da indústria brasileira em cada um dos segmentos acima mencionados, identificando problemas e características, especialmente aqueles que afetam sua competitividade. São salientados os recorrentes déficits comerciais e de serviços e seu caráter estrutural, verificando-se serem derivados de uma grande importação de produtos e, principalmente, de componentes. Em contrapartida, a consolidação de um movimento exportador no segmento de telecomunicações também é analisada, assim como a sua sustentabilidade. Por fim, são lançadas propostas de incentivo ao Complexo, dentre as quais destaca-se o desenvolvimento de uma indústria de componentes no País - eliminando o constrangimento de divisas gerado pelo grande volume de importações e contribuindo para o adensamento da cadeia produtiva.
Descrição: Bibliografia: p. 191
Citação: GUTIERREZ, Regina Maria Vinhais; ALEXANDRE, Patrícia Vieira Machado. Complexo eletrônico brasileiro e competitividade. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 18, p. 165-191, set. 2003
Tipo: Artigo
Gênero: Textual
URI: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/2224
Data Disponibilização: 2014-09-08T15:57:47Z
2018-03-19T16:13:42Z
Aparece nas coleções:Produção BNDES - Artigos

Use este identificador para citar ou linkar este item: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/2224
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando indicado o contrário.