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Título: A flexibilidade de abandono em concessões de infraestrutura de transporte : um estudo de caso em rodovias no Brasil
Título(s) alternativo(s): Put flexibility in transport infrastructure concessions : a case study on highways in Brazil
Autor(es) BNDES: Plotkowski, Fabio Maciel
Autor(es): Silva, Rafael Igrejas da
Palavras-chave: Concessões administrativas - Brasil
Concessions - Brazil
Licitação pública - Brasil
Letting of contracts - Brazil
Infraestrutura de transportes - Brasil
Transport infrastructure - Brazil
Contratos - Rescisão - Brasil
Discharge of contracts - Brazil
Parceria público-privada - Brasil
Public-private sector cooperation - Brazil
Rodovias - Brasil
Roads - Brazil
Data do documento: Dez-2022
Local: Rio de Janeiro
Editora: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico
Resumo: O perfil de investimento em infraestrutura vem mudando substancialmente no Brasil. Os investimentos públicos federais em infraestrutura de transporte caíram 40% entre 2010 e 2020, com crescimento de 73% de investimento privado no mesmo período. Entretanto, as concessões enfrentam incertezas relevantes, tal como a demanda de tráfego. Este estudo avalia a flexibilidade de extinção antecipada de concessões rodoviárias, prevista na regulação recente, a partir da teoria das opções reais. A extinção antecipada é modelada como uma opção de abandono (put option) do tipo americana, pelo método de árvore binomial. O modelo foi aplicado a um caso real de rodovia licitada no Brasil, no qual observou-se que a opção de abandono pode ser demasiadamente valiosa e pode vir a estimular concessionários a entregar antecipadamente projetos que supostamente apresentam sustentabilidade financeira a longo prazo. As principais contribuições do estudo são simular o impacto da regulação na extinção de contratos de rodovias, alertar para os seus possíveis efeitos sobre o comportamento dos concessionários e, nesse sentido, propor estudos futuros para melhor endereçamento dos riscos contratuais em concessões rodoviárias.
Abstract: Brazil's infrastructure investment profile has been changing. Federal public investment in transport infrastructure dropped by 40% between 2010 and 2020, with private investment growing by 73% over the same period. However, concessions face relevant issues, such as traffic demand. This study evaluates the early termination flexibility of road concessions, foreseen in the recent regulation, based on the real option theory. Early termination is modeled after an American put option using the binomial tree method. The model was applied to a real case of a Brazilian public highway, showing that the put option could be excessively valuable and encourage concessionaires to, in advance, deliver projects with supposedly long-term financial sustainability. This study contributes to simulate the impact of termination regulation of highway contracts, draw attention to its possible effects on the behavior of concessionaires and, in this regard, to propose future studies to better address contractual risks in highway concessions.
Descrição: Este artigo é de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, a opinião do BNDES.
Inclui bibliografia: p. 350-357 e notas de rodapé
É parte de: Revista do BNDES, v. 29, n. 58, dez. 2022
Citação: PLOTKOWSKI, Fabio Maciel ; SILVA, Rafael Igrejas da. A flexibilidade de abandono em concessões de infraestrutura de transporte : um estudo de caso em rodovias no Brasil = Put flexibility in transport infrastructure concessions: a case study on highways in Brazil. Revista do BNDES, Rio de Janeiro, v. 29, n. 58, p. [301]-357, dez. 2022.
Tipo: Artigo
Gênero: Textual
URI: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/23106
Data Disponibilização: 2023-07-26T21:37:22Z
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