DC Field | Value | Language |
dc.contributor.author | Villar, Leandro Badini | - |
dc.contributor.author | Marchetti, Dalmo dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-10T19:01:55Z | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-19T16:34:49Z | - |
dc.date.available | 2014-10-10T19:01:55Z | - |
dc.date.available | 2018-03-19T16:34:49Z | - |
dc.date.issued | 2006-09 | - |
dc.identifier.citation | VILLAR, Leandro Badini; MARCHETTI, Dalmo dos Santos. Dimensionamento do potencial de investimentos. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 24, p. 261-290, set. 2006. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1414-9230 | - |
dc.identifier.uri | http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/2430 | - |
dc.description.abstract | O objetivo do artigo é analisar o potencial de investimento do setor e contribuir para seu crescimento e desenvolvimento mais acelerado. Dessa forma, o trabalho foi dividido em nove capítulos. O Capítulo 1 aborda de forma abrangente o processo de concessão do sistema ferroviário brasileiro e mostra as três fases subseqüentes de desenvolvimento do sistema. O capítulo 2 descreve o marco regulador do setor. No Capítulo 3, apresenta-se em detalhes a malha concedida de cada concessionária e suas principais cargas, além de se descrever, de forma sumarizada, a situação econômico-financeira das concessionárias. O capítulo também discute questões essenciais, como a importância dos ganhos de escala no transporte ferroviário, a capacidade de competição com o modal rodoviário e a capacidade de formação de preços (padrão de concorrência). O Capítulo 4 apresenta os principais indicadores econômico-financeiros das concessionárias, a taxa de crescimento do investimento nos últimos anos, além do índice de redução do número de acidentes. Os Capítulos 5, 6 e 7 discutem os fatores que limitam o desenvolvimento mais acelerado do setor (gargalos logísticos), a reestruturação do corredor Centro-Oeste/Sudeste e as novas ferrovias em perspectiva. O Capítulo 8 indica o potencial de investimento do setor para os próximos quatro anos. Por fim, o Capítulo 9 apresenta as principais conclusões do trabalho. | pt_BR |
dc.format.extent | p. 261-290, | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social | pt_BR |
dc.subject | Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Brasil) | pt_BR |
dc.subject | Transporte ferroviário de carga - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Ferrovias - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Concessões administrativas - Indicadores | pt_BR |
dc.subject | Investimentos | pt_BR |
dc.subject | Concorrência | pt_BR |
dc.subject | Brazilian Development Bank | pt_BR |
dc.subject | Railroads - Freight - Brazil | pt_BR |
dc.subject | Railroads - Brazil | pt_BR |
dc.subject | Concessions - Directories | pt_BR |
dc.subject | Investments | pt_BR |
dc.subject | Competition | pt_BR |
dc.title | Dimensionamento do potencial de investimentos | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.nobrade.niveldescricao | 5 | pt_BR |
dc.genero | Textual | pt_BR |
dc.comunidade | Produção BNDES | pt_BR |
dc.local | Rio de Janeiro | pt_BR |
Appears in Collections: | Produção BNDES - Artigos
|