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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGuidolin, Silvia Maria-
dc.contributor.authorCosta, Ana Cristina Rodrigues da-
dc.contributor.authorRocha, Érico Rial Pinto da-
dc.date.accessioned2014-10-16T21:26:31Z-
dc.date.accessioned2018-03-19T16:14:26Z-
dc.date.available2014-10-16T21:26:31Z-
dc.date.available2018-03-19T16:14:26Z-
dc.date.issued2010-03-
dc.identifier.citationGUIDOLIN, Silvia Maria; COSTA, Ana Cristina Rodrigues da; ROCHA, Érico Rial Pinto da. Indústria calçadista e estratégias de fortalecimento da competitividade. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 31, p. 147-184, mar. 2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/2477-
dc.descriptionBibliografia: p. 178-184pt_BR
dc.description.abstractApenas os países que sustentam vantagens competitivas relevantes nas etapas de criação, design, marketing e coordenação da cadeia de produção e distribuição da indústria calçadista conseguem manter um papel ativo na cadeia de valor, enquanto os países que produzem calçados com base em custos de produção baixos (principalmente mão de obra) tendem a perder competitividade. O deslocamento geográfico da indústria de calçados no mundo é coerente com a dinâmica da concorrência nas cadeias produtivas, cuja competitividade depende de esforços no desenvolvimento dos canais de marketing, dado que a esfera da comercialização é o principal espaço de agregação de valor. Assim, como a etapa de manufatura não é o principal fator determinante de vantagens competitivas sustentáveis, esta passa a ser realizada por empresas subcontratadas que apresentarem os menores custos, independentemente de sua localização. Dessa forma, com base na tipologia de modernização industrial, o artigo busca mostrar quais as principais estratégias adotadas pelos países para sustentar suas indústrias de forma competitiva, bem como sua inserção na cadeia global, e a estratégia do Brasil para modificar seu posicionamento e sustentar a competitividade no comércio internacional, apesar das fragilidades da indústria local.pt_BR
dc.format.extentp. 147-184pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherBanco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Socialpt_BR
dc.subjectCalçados - Indústriapt_BR
dc.subjectCalçados - Marketingpt_BR
dc.subjectProdução (Teoria econômica)pt_BR
dc.subjectConcorrênciapt_BR
dc.subjectComércio internacionalpt_BR
dc.subjectShoe industrypt_BR
dc.subjectShoes - Marketingpt_BR
dc.subjectProduction (economic theory)pt_BR
dc.subjectCompetitionpt_BR
dc.subjectInternational tradept_BR
dc.titleIndústria calçadista e estratégias de fortalecimento da competitividadept_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.nobrade.niveldescricao5pt_BR
dc.generoTextualpt_BR
dc.comunidadeProdução BNDESpt_BR
dc.localRio de Janeiropt_BR
Appears in Collections:Produção BNDES - Artigos

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