Skip navigation



Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BS 31_Indústria calçadista e estratégias de fortalecimento da competitividade_P.pdf797.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir Descargar
Título : Indústria calçadista e estratégias de fortalecimento da competitividade
Autor: Guidolin, Silvia Maria
Costa, Ana Cristina Rodrigues da
Rocha, Érico Rial Pinto da
Palabras clave : Calçados - Indústria
Calçados - Marketing
Produção (Teoria econômica)
Concorrência
Comércio internacional
Shoe industry
Shoes - Marketing
Production (economic theory)
Competition
International trade
Fecha de publicación : mar-2010
Lugar: Rio de Janeiro
Editorial : Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
Abstract: Apenas os países que sustentam vantagens competitivas relevantes nas etapas de criação, design, marketing e coordenação da cadeia de produção e distribuição da indústria calçadista conseguem manter um papel ativo na cadeia de valor, enquanto os países que produzem calçados com base em custos de produção baixos (principalmente mão de obra) tendem a perder competitividade. O deslocamento geográfico da indústria de calçados no mundo é coerente com a dinâmica da concorrência nas cadeias produtivas, cuja competitividade depende de esforços no desenvolvimento dos canais de marketing, dado que a esfera da comercialização é o principal espaço de agregação de valor. Assim, como a etapa de manufatura não é o principal fator determinante de vantagens competitivas sustentáveis, esta passa a ser realizada por empresas subcontratadas que apresentarem os menores custos, independentemente de sua localização. Dessa forma, com base na tipologia de modernização industrial, o artigo busca mostrar quais as principais estratégias adotadas pelos países para sustentar suas indústrias de forma competitiva, bem como sua inserção na cadeia global, e a estratégia do Brasil para modificar seu posicionamento e sustentar a competitividade no comércio internacional, apesar das fragilidades da indústria local.
Descripción : Bibliografia: p. 178-184
Citación : GUIDOLIN, Silvia Maria; COSTA, Ana Cristina Rodrigues da; ROCHA, Érico Rial Pinto da. Indústria calçadista e estratégias de fortalecimento da competitividade. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 31, p. 147-184, mar. 2010
Especie: Artigo
Género: Textual
URI : http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/2477
Fecha Disponible: 2014-10-16T21:26:31Z
2018-03-19T16:14:26Z
Aparece en las colecciones: Produção BNDES - Artigos

Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/2477
Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.