Skip navigation



Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BS 31_Indústria calçadista e estratégias de fortalecimento da competitividade_P.pdf797.84 kBAdobe PDFVisualizar/AbrirSalvar
Título: Indústria calçadista e estratégias de fortalecimento da competitividade
Autor(es): Guidolin, Silvia Maria
Costa, Ana Cristina Rodrigues da
Rocha, Érico Rial Pinto da
Palavras-chave: Calçados - Indústria
Calçados - Marketing
Produção (Teoria econômica)
Concorrência
Comércio internacional
Shoe industry
Shoes - Marketing
Production (economic theory)
Competition
International trade
Data do documento: Mar-2010
Local: Rio de Janeiro
Editora: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
Abstract: Apenas os países que sustentam vantagens competitivas relevantes nas etapas de criação, design, marketing e coordenação da cadeia de produção e distribuição da indústria calçadista conseguem manter um papel ativo na cadeia de valor, enquanto os países que produzem calçados com base em custos de produção baixos (principalmente mão de obra) tendem a perder competitividade. O deslocamento geográfico da indústria de calçados no mundo é coerente com a dinâmica da concorrência nas cadeias produtivas, cuja competitividade depende de esforços no desenvolvimento dos canais de marketing, dado que a esfera da comercialização é o principal espaço de agregação de valor. Assim, como a etapa de manufatura não é o principal fator determinante de vantagens competitivas sustentáveis, esta passa a ser realizada por empresas subcontratadas que apresentarem os menores custos, independentemente de sua localização. Dessa forma, com base na tipologia de modernização industrial, o artigo busca mostrar quais as principais estratégias adotadas pelos países para sustentar suas indústrias de forma competitiva, bem como sua inserção na cadeia global, e a estratégia do Brasil para modificar seu posicionamento e sustentar a competitividade no comércio internacional, apesar das fragilidades da indústria local.
Descrição: Bibliografia: p. 178-184
Citação: GUIDOLIN, Silvia Maria; COSTA, Ana Cristina Rodrigues da; ROCHA, Érico Rial Pinto da. Indústria calçadista e estratégias de fortalecimento da competitividade. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 31, p. 147-184, mar. 2010
Tipo: Artigo
Gênero: Textual
URI: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/2477
Data Disponibilização: 2014-10-16T21:26:31Z
2018-03-19T16:14:26Z
Aparece nas coleções:Produção BNDES - Artigos

Use este identificador para citar ou linkar este item: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/2477
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando indicado o contrário.