Skip navigation



Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BS 25 Etanol, Alcoolquímica e Biorrefinarias_P.pdf801.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir Descargar
Título : Etanol, alcoolquímica e biorrefinarias
Autor: Bastos, Valéria Delgado
Palabras clave : Energia - Fontes alternativas - Brasil
Indústria química - Brasil
Álcool - Brasil - Efeito das inovações tecnológicas
Inovações tecnológicas - Brasil
Renewable energy sources - Brazil
Chemical industry - Brazil
Alcohol - Brazil - Effect of technological innovations on
Technological innovations - Brazil
Fecha de publicación : mar-2007
Lugar: Rio de Janeiro
Editorial : Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
Abstract: Por motivos econômicos, geopolíticos e ambientais,as atenções do mundo se voltam para fontes alternativas de energia, em especial para o etanol. O foco de governos, empresas e pesquisadores não está mais restrito ao etanol combustível, mas incorpora o etanol grau químico, fonte de matérias-primas para a fabricação de produtos químicos, e leva à redescoberta da alcoolquímica. O estabelecimento de metas extremamente ambiciosas para aumento do consumo do etanol nos próximos anos, principalmente nos países desenvolvidos, requer um aumento substancial da produção de etanol e, nesse sentido, estimula a pesquisa e o desenvolvimento de novas matérias-primas para o etanol, como a biomassa lignocelulósica, e a construção de biorrefinarias integradas, um conceito análogo ao das refinarias de petróleo. Esses dois temas constam dos planos dos governos da União Européia e dos Estados Unidos, em meio a preocupações de natureza ambiental e de segurança energética. No Brasil, a partir da trajetória virtuosa de trinta anos do etanol combustível, as atenções também se voltam para o etanol químico e a alcoolquímica, como caminhos para a ampliação da produção química do país frente às limitações de ampliação da oferta doméstica de nafta petroquímica. As iniciativas nacionais contemplam o desenvolvimento de novas tecnologias de etanol com base na biomassa lignocelulósica proveniente de resíduos da produção do etanol da cana-de-açúcar e a instalação de biorrefinarias, mas dentro de um enfoque e de uma estratégia própria decorrente da especificidade da cana em termos de custos e balanço energético positivo.
Descripción : Bibliografia: p. 36-38
Citación : BASTOS, Valéria Delgado. Etanol, alcoolquímica e biorrefinaria. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 25, p. 5-38, mar. 2007.
Especie: Artigo
Género: Textual
URI : http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/2527
Fecha Disponible: 2014-10-16T15:28:41Z
2018-03-19T18:01:15Z
Aparece en las colecciones: Produção BNDES - Artigos

Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/2527
Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.