Skip navigation



Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FCLiv_216236_Distribuição de crédito e crescimento no Nordeste.pdf4.63 MBAdobe PDFVisualizar/AbrirSalvar
Título: Distribuição de crédito e crescimento no Nordeste : uma comparação entre BNDES e BNB 2010-2019
Autor(es): Ehrl, Philipp
Portugal, Rodrigo
Palavras-chave: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Brasil) - Financiamento
Banco do Nordeste do Brasil - Financiamento
Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Brasil)
Créditos - Brasil
Instituições financeiras governamentais - Brasil
Economia regional - Brasil, Nordeste
Brazilian Development Bank - Financing
Credit - Brazil
Government financial institutions - Brazil
Regional economics - Brazil, Northeast
Data do documento: 2021
Local: Brasília
Editora: IPEA
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise detalhada sobre a extensão em diversas dimensões geográficas dos empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Compara-se a atuação geral de ambos os bancos ao longo tempo, assim como suas linhas de crédito e tomadores principais. Usando regressões, ainda se analisa os fatores determinantes sobre a distribuição espacial dos empréstimos e a relação deles com o crescimento da economia local. Os achados indicam que, grosso modo, os dois bancos se complementam. O BNDES possui muita experiência no financiamento de grandes projetos de infraestrutura e em investimentos produtivos para empresas de qualquer porte. Ao longo da última década, o BNDES reduzia drasticamente o volume e o número de seus empréstimos e concentrava suas ações no Matopiba (acrônimo criado a partir das siglas dos estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia); no entanto, as atividades do BNB permaneciam relativamente estáveis. Os empréstimos do BNB estão mais concentrados nas áreas de agricultura e nas mãos de pessoas físicas (PFs), em razão do crédito ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Estes empréstimos são direcionados predominantemente para regiões do semiárido, no interior do país, longe das capitais estaduais, que são as menos desenvolvidas pela ótica do produto interno bruto (PIB) per capita e do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHm). Estas regiões, as mais atendidas pelos microcréditos do BNB, são, também, bastante dependentes da agricultura. Em contraste, os empréstimos do BNDES estão mais concentrados nas capitais e, geralmente, em regiões mais desenvolvidas, apesar das modificações do perfil entre 2010 e 2019, com destaque para o Matopiba.
Descrição: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Disponível também on-line em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10693
"As opiniões emitidas nesta publicação são de exclusiva e inteira responsabilidade dos autores, não exprimindo, necessariamente, o ponto de vista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada ou do Ministério da Economia".
"Brasília, Julho de 2021"
Inclui bibliografias
Citação: EHRL, Philipp; PORTUGAL, Rodrigo. Distribuição de crédito e crescimento no Nordeste: uma comparação entre BNDES e BNB 2010-2019. Brasília: IPEA, 2021. 54 p. (Texto para discussão; 2678).
Série/Relatório no.: Texto para discussão (IPEA);2678
Tipo: Livro
Gênero: Textual
URI: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/25508
Data Disponibilização: 2024-10-01T21:22:11Z
Aparece nas coleções:BNDES em Foco - Livros

Use este identificador para citar ou linkar este item: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/25508
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando indicado o contrário.