Skip navigation



Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FCLiv_216246_IPEA TD 2518_ Os empréstimos do BNDES_.pdf2.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir Descargar
Título : Os empréstimos do BNDES e a sobrevivência de empresas
Autor: Ehrl, Philipp
Monasterio, Leonardo
Palabras clave : Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Brasil)
Cartão BNDES
Financiamento do desenvolvimento - Brasil
Empresas - Brasil
Empréstimos - Brasil
Financiamento da empresa - Brasil - 2003-2014
Taxa de juros de longo prazo
Análise econômica - Modelos econométricos
Brazilian Development Bank
BNDES Card
Development financing - Brazil
Business enterprises - Brazil
Loans - Brazil
Corporate finance - Btazil - 2003-2014
Long-term interest rates
Economic analysis - Econometric models
Fecha de publicación : 2019
Lugar: Brasília
Editorial : IPEA
Resumo: Este trabalho avalia se o recebimento de empréstimos de médio e grande porte do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e as condições de financiamento afetam a sobrevivência das empresas. Estimam-se modelos de duração (duration models) com a utilização de informações sobre a população de firmas brasileiras e empréstimos indiretos automáticos e não automáticos do BNDES entre 2003 e 2014. Para superar o óbvio viés de seleção, as estimações principais incluem apenas empresas que receberam pelo menos um empréstimo do BNDES em algum momento. Os dados mostram que, para empresas pequenas, sem filiais e aquelas que entraram no mercado após 2002, o recebimento é associado a um efeito adverso. Para empresas mais antigas, com filiais e com pelo menos cinco funcionários, esse recebimento, em conjunto com um número maior de empréstimos e a juros menores, diminui o risco de saída do mercado.
Descripción : "As opiniões emitidas nesta publicação são de exclusiva e inteira responsabilidade dos autores, não exprimindo, necessariamente, o ponto de vista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada ou do Ministério da Economia".
"Brasília, outubro de 2019".
Bibliografia: p. 62-65
Disponível também on-line em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9429
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Referencia: O BNDES impediu a morte de empresas?
Citación : EHRL, Philipp; MONASTERIO, Leonardo 1970-. Os empréstimos do BNDES e a sobrevivência de empresas. Brasília: IPEA, 2019. 65 p. (Texto para discussão; 2518).
Citación : Texto para discussão (IPEA);2518
Especie: Livro
Género: Textual
URI : http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/25567
Fecha Disponible: 2024-10-08T16:42:29Z
Aparece en las colecciones: BNDES em Foco - Livros

Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/25567
Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.