Skip navigation



Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Custo Efetividade de Politicas de Reducao do Tamanho da Classe e Ampliacao da Jornada Escolar_P_BD.pdf2.31 MBAdobe PDFVisualizar/AbrirSalvar
Título: Custo-efetividade de políticas de redução do tamanho da classe e ampliação da jornada escolar: uma aplicação de estimadores de matching
Autor(es): Oliveira, Jaqueline Maria de
Orientador(es): Menezes Filho, Naércio Aquino
Palavras-chave: Educação - Brasil
Educação e Estado - Brasil
Qualidade (Educação)
Education - Brazil
Education and state - Brazil
Quality (Education)
Data do documento: 2010
Local: Rio de Janeiro
Editora: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
Abstract: O objetivo do presente estudo é contribuir para a identificação do impacto de políticas de redução do tamanho da classe e de aumento da jornada escolar sobre o rendimento escolar. Para tanto, a metodologia de matching é aplicada aos dados do Sistema de Avaliação do Ensino Básico (SAEB). Os resultados indicam que a ampliação de quatro para cinco horas na jornada dos estudantes está associada a um movimento de 0,20 desvio padrão na distribuição de notas. No caso do tamanho da classe, o efeito estimado de uma redução de 38 para 30 alunos é de um movimento de 0,26 desvio padrão na distribuição de proficiência. A comparação dessas duas políticas sugere que a ampliação da jornada escolar de quatro para cinco horas tem a maior razão benefício-custo, comparativamente às políticas de redução do tamanho da classe, quando as classes têm 33 alunos ou menos. Para classes maiores, a política de redução das classes é mais custo-efetiva.
Descrição: Bibliografia: p. 133-137
Originalmente apresentado como dissertação de mestrado ao Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo como quesito para obtenção do título de mestre em Economia.
2º lugar no 31º Prêmio BNDES de Economia.
Citação: OLIVEIRA, Jaqueline Maria de; MENEZES FILHO, Naércio A. (Orient.). Custo-efetividade de políticas de redução do tamanho da classe e ampliação da jornada escolar: uma aplicação de estimadores de matching. Rio de Janeiro: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, 2010. 168 p. ISBN 9788587545367.
Série/Relatório no.: Prêmio BNDES de Economia;31. : 2008-2009
Tipo: Livro
Gênero: Textual
URI: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/2567
Data Disponibilização: 2014-10-20T20:14:44Z
2018-03-19T19:24:50Z
Aparece nas coleções:Produção BNDES - Livros
Produção BNDES - Prêmio BNDES de Economia

Use este identificador para citar ou linkar este item: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/2567
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando indicado o contrário.