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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMenezes Filho, Naércio Aquino-
dc.contributor.authorOliveira, Jaqueline Maria de-
dc.date.accessioned2014-10-20T20:14:44Z-
dc.date.accessioned2018-03-19T19:24:50Z-
dc.date.available2014-10-20T20:14:44Z-
dc.date.available2018-03-19T19:24:50Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Jaqueline Maria de; MENEZES FILHO, Naércio A. (Orient.). Custo-efetividade de políticas de redução do tamanho da classe e ampliação da jornada escolar: uma aplicação de estimadores de matching. Rio de Janeiro: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, 2010. 168 p. ISBN 9788587545367.pt_BR
dc.identifier.isbn9788587545367-
dc.identifier.urihttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/2567-
dc.descriptionBibliografia: p. 133-137pt_BR
dc.descriptionOriginalmente apresentado como dissertação de mestrado ao Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo como quesito para obtenção do título de mestre em Economia.pt_BR
dc.description2º lugar no 31º Prêmio BNDES de Economia.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo do presente estudo é contribuir para a identificação do impacto de políticas de redução do tamanho da classe e de aumento da jornada escolar sobre o rendimento escolar. Para tanto, a metodologia de matching é aplicada aos dados do Sistema de Avaliação do Ensino Básico (SAEB). Os resultados indicam que a ampliação de quatro para cinco horas na jornada dos estudantes está associada a um movimento de 0,20 desvio padrão na distribuição de notas. No caso do tamanho da classe, o efeito estimado de uma redução de 38 para 30 alunos é de um movimento de 0,26 desvio padrão na distribuição de proficiência. A comparação dessas duas políticas sugere que a ampliação da jornada escolar de quatro para cinco horas tem a maior razão benefício-custo, comparativamente às políticas de redução do tamanho da classe, quando as classes têm 33 alunos ou menos. Para classes maiores, a política de redução das classes é mais custo-efetiva.pt_BR
dc.format.extent168 p.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherBanco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Socialpt_BR
dc.relation.ispartofseriesPrêmio BNDES de Economia;31. : 2008-2009-
dc.subjectEducação - Brasilpt_BR
dc.subjectEducação e Estado - Brasilpt_BR
dc.subjectQualidade (Educação)pt_BR
dc.subjectEducation - Brazilpt_BR
dc.subjectEducation and state - Brazilpt_BR
dc.subjectQuality (Education)pt_BR
dc.titleCusto-efetividade de políticas de redução do tamanho da classe e ampliação da jornada escolar: uma aplicação de estimadores de matchingpt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.nobrade.niveldescricao5pt_BR
dc.generoTextualpt_BR
dc.comunidadeProdução BNDESpt_BR
dc.localRio de Janeiropt_BR
Aparece en las colecciones: Produção BNDES - Livros
Produção BNDES - Prêmio BNDES de Economia

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Custo Efetividade de Politicas de Reducao do Tamanho da Classe e Ampliacao da Jornada Escolar_P_BD.pdf2.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir Descargar
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