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Título: Descarbonização no transporte de cargas
Título(s) alternativo(s): Freight transport decarbonization
Infraestrutura de transportes
Transportation infrastructure
Autor(es) BNDES: Villen, Felipe Borim
Ferreira, Tiago Toledo
Nunes, Bernardo Furtado
Dalto, Edson José
Pinto, Marco Aurélio Cabral
Costa, Paulo Marcelo Raposo Machado
Palavras-chave: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Brasil)
Transporte de carga - Brasil
Cabotagem (Transporte de carga) - Brasil
Transporte rodoviário de carga - Brasil
Transporte ferroviário de carga - Brasil
Redução de gases do efeito estufa
Brazilian Development Bank
Pack transportation - Brazil
Coastwise shipping - Brazil
Trucking - Brazil
Railroads – Freight - Brazil
Greenhouse gas mitigation
Data do documento: Set-2024
Local: Rio de Janeiro
Editora: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
Resumo: O transporte de cargas responde por parcela importante do total de emissões de gases de efeito estufa (GEE). Em geral, as soluções propostas para a descarbonização dos transportes concentram-se na eletrificação da frota e em outros mecanismos de ganhos intrínsecos de eficiência de cada modo de transporte. Este artigo advoga que, para promover uma efetiva redução de emissões, há necessidade de priorização, no médio e longo prazos, do balanceamento da matriz logística, com transferência de cargas de longa distância do caminhão para outros modos de transporte mais eficientes. Tal necessidade se manifesta tanto no ganho marginal de transferência de cada tonelada por quilômetro útil (TKU) quanto no ganho potencial total, decorrente da implantação de um pipeline de projetos sugeridos na carteira do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) para o horizonte de vinte anos, evitando emissões de 5,5 milhões de toneladas de carbono equivalente por ano (CO2e/ano), o equivalente a 7,1% de redução. Ressalta-se ainda que as soluções de ganhos intrínsecos de eficiência são também relevantes no esforço conjunto para a descarbonização dos transportes. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por sua vez, vem desempenhando papel fundamental no processo de descarbonização dos transportes, atuando na estruturação e financiamento de projetos, no desenvolvimento de novas soluções e na aquisição de máquinas e equipamentos que utilizam novas tecnologias.
Abstract: Freight transportation produces a significant portion of all greenhouse gas (GHG) emissions. Usually, the solutions that have been proposed to decarbonize transportation modes focus on fleet electrification and other mechanisms for intrinsic efficiency gains in each mode of transportation. This study advocates that, in order to promote an effective reduction in emissions, it is necessary, in the medium- and long-term, prioritize the balancing of the logistics matrix and the transfering the long-distance loads from the road to other more efficient modes of transport in order to effectively reduce emissions. Such advantage is shown in the marginal gain of transferring each ton/kilometer (TKM) and in the total potential gain resulting from implementing a pipeline of projects proposed by the government portfolio, over a 20-year horizon, with avoided emissions of 5.5 million tons of CO2e/year, or 7.1% reduction. It is emphasized that the solutions for intrinsic efficiency gains are also relevant in the joint effort to decarbonize transport modes. Brazilian Development Bank (BNDES) plays a fundamental role in the decarbonization process, supporting the structuring and financing of projects and promoting the development of new solutions and the acquisition of machines and equipment with these new embedded technologies.
Descrição: É permitida a reprodução parcial ou total dos artigos desta publicação, desde que citada a fonte.
Bibliografia: p. 50-55
É parte de: BNDES Setorial, v. 30, n. 58, set. 2024
Citação: VILLEN, Felipe Borim et la. Descarbonização no transporte de cargas. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, v. 30, n. 58, p. [5]-55, set. 2024.
Tipo: Artigo
Gênero: Textual
URI: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/26087
Data Disponibilização: 2025-01-09T16:22:48Z
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