Skip navigation



Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRArt 216308_Impulso à adoção de ônibus elétrico.pdf465.76 kBAdobe PDFView/OpenDownload
Title: Impulso à adoção de ônibus elétricos no Brasil
Other Titles: Driver toward the adoption of electric buses in Brazil
Mobilidade urbana
Urban mobility
BNDES Authors: Villen, Felipe Borim
Pimentel, Rafael Coutinho Quaresma
Souza, Filipe de Oliveira
Maher Junior, James Patrick
Keywords: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Brasil) - Financiamento
Ônibus elétrico
Veículos elétricos - Inovações tecnológicas
Transportes
Transportes - Planejamento
Política pública
Brazilian Development Bank - Financing
Buses, Electric
Electric vehicles - Technological innovations
Transportation
Transportation – Planning
Public policy
Issue Date: Sep-2024
Place: Rio de Janeiro
Publisher: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
Resumo: A descarbonização do transporte público é o grande motivador da promoção dos ônibus elétricos a bateria (OEB). Porém, os desafios para implementar a agenda evidenciam um papel crucial do poder público. Isso se deve principalmente ao fato de que, apesar de a operação de OEB se caracterizar por menores custos operacionais em comparação com os ônibus a diesel, seu preço de aquisição pode ser significativamente mais alto. No princípio, os responsáveis pelas iniciativas eram apenas os governos municipais, mas recentemente observamos o envolvimento do Governo Federal, por meio de oferta de crédito aos projetos. Mas diante do progresso lento, uma terceira fase se mostra necessária para superar barreiras quanto a planejamento, custo de aquisição, fontes de recursos e modelos de negócio. A proposta apresentada se baseia em experiências como o programa de aquisição de ônibus escolar Caminho da Escola e as experiências internacionais de OEB em Santiago, Bogotá, Shenzhen, Londres e Delhi. O objetivo é prover um impulso inicial que permita o desenvolvimento da oferta baseada em uma escala considerável e estável de aquisições, com bons projetos, preços adequados e fontes de financiamento asseguradas. A transição para OEB oferece uma oportunidade única para inovação e desenvolvimento. Com esforços coordenados de governos e empresas, é possível viabilizar um programa estrutural de alcance nacional.
Abstract: The decarbonization of public transport constitutes the main driver for the adoption of battery electric buses (BEB). However, the challenges involved in implementing this agenda highlight the crucial role played by the government. This mainly stems from their significantly higher acquisition prices, although BEB operations show lower operating costs than diesel buses. Initially, the initiatives were only carried out by municipal governments. Recently, we have seen the involvement of the federal government by providing credit for projects. However, given its slow progress, a third phase is needed to overcome the barriers of planning, acquisition cost, funding, and business models. Our proposal is based on experiences such as that of the Caminho da Escola school bus acquisition program and the international experiences of BEB in Santiago, Bogotá, Shenzhen, London, and Delhi. It aims to provide an initial push that can develop supply based on a considerable and stable scale of acquisitions, with good projects, adequate prices, and reliable financing. The transition to BEB offers a unique opportunity for innovation and development. With coordinated efforts from governments and companies, it is possible to implement a structural program with a national scope.
Description: É permitida a reprodução parcial ou total dos artigos desta publicação, desde que citada a fonte.
Bibliografia: p. 93-96
Is part of: BNDES Setorial, v. 30, n. 58, set. 2024
Citation: VILLEN, Felipe Borim et al. Impulso à adoção de ônibus elétricos no Brasil. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, v. 30, n. 58, p. [57]-96, set. 2024.
Type: Artigo
Genre: Textual
URI: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/26107
Date Available: 2025-01-09T18:59:14Z
Appears in Collections:Produção BNDES - Artigos

Please use this identifier to cite or link to this item: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/26107
Show full item record


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.