Skip navigation



Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.date.accessioned2025-01-09T20:06:47Z-
dc.date.available2025-01-09T20:06:47Z-
dc.date.issued2024-09-
dc.identifier.citationCOSTA, Ricardo Cunha da et al. Combustível sustentável de aviação. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, v. 30, n. 58, p. [97]-142, set. 2024.en_US
dc.identifier.urihttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/26108-
dc.descriptionÉ permitida a reprodução parcial ou total dos artigos desta publicação, desde que citada a fonte.en_US
dc.descriptionBibliografia: p. 140-142.en_US
dc.description.abstractThis study addresses the strategic role of sustainable aviation fuel (SAF) towards the aviation sector's net zero target by 2050. SAF is expected to account for 53% of decarbonization in 2050, technology for 34%, optimization of airport operations and improvement of infrastructure efficiency for 7%, and market-based measures for 6%. Major consumer countries are preparing for this, but they are setting some criteria that end up restricting certain types of feedstock, technology, or models of accounting for carbon content in the life cycle. It is becoming hard to countries with great potential to produce SAF to contribute to the reduction of the emissions in large consumer countries. This study looks at some initiatives that are being adopted to regulate international flights, as well as those adopted in Europe, the United States of America, and Brazil to disseminate SAF in their markets. It also overviews the main technological paths and feedstocks for the production of SAF.en_US
dc.format.extentp. [97]-142en_US
dc.language.isopt_BRen_US
dc.publisherBanco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Socialen_US
dc.relation.ispartofhttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/26067-
dc.subjectAviões - Combustívelen_US
dc.subjectBiocombustíveisen_US
dc.subjectBiocombustíveis - Inovações tecnológicasen_US
dc.subjectAeronáutica comercialen_US
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelen_US
dc.subjectRedução de gases do efeito estufaen_US
dc.subjectAirplanes – Fuelen_US
dc.subjectBiomass energyen_US
dc.subjectBiomass energy - Technological innovationsen_US
dc.subjectAeronautics, comercialen_US
dc.subjectSustainable developmenten_US
dc.subjectGreenhouse gas mitigationen_US
dc.titleCombustível sustentável de aviaçãoen_US
dc.title.alternativeSustainable aviation fuelen_US
dc.title.alternativeCombustíveis sustentáveisen_US
dc.title.alternativeSustainable fuelsen_US
dc.typeArtigoen_US
dc.generoTextualen_US
dc.comunidadeProdução BNDESen_US
dc.localRio de Janeiroen_US
dc.description.resumoO artigo trata do papel estratégico do combustível sustentável de aviação (sustainable aviation fuel – SAF) para o atingimento da meta net zero até 2050 adotada pelo setor aéreo, um setor considerado de difícil descarbonização. A expectativa é de que o SAF responda, em 2050, por 53% da descarbonização; os avanços tecnológicos responderão por 34%; a otimização da operação dos aeroportos e melhoria da eficiência da infraestrutura, por outros 7%; e medidas baseadas em mercado, pelos 6% restantes da descarbonização. Países grandes consumidores estão se preparando para tanto, mas têm estabelecido alguns critérios que restringem certos tipos de matéria-prima, tecnologia ou modelo de contabilização do conteúdo em carbono no ciclo de vida, o que dificulta a contribuição de países com grande potencial de produção de SAF para a redução de emissões de países grandes consumidores. O artigo aborda algumas iniciativas adotadas para a regulação de voos internacionais, assim como iniciativas realizadas pela Europa, Estados Unidos da América (EUA) e Brasil, visando a difusão de SAF em seus mercados. Também faz um panorama das principais rotas tecnológicas e matérias-primas empregadas na produção de SAF.en_US
dc.contributor.authorbndesCosta, Ricardo Cunha da-
dc.contributor.authorbndesTeixeira, Cássio Adriano Nunes-
dc.contributor.authorbndesMendes, André Pompeo do Amaral-
dc.contributor.authorbndesRocio, Marco Aurélio Ramalho-
Appears in Collections:Produção BNDES - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRArt 216309_Combustível sustentável de aviação_SAF.pdf778.98 kBAdobe PDFView/OpenDownload
Show simple item record


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.