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PRArt 216309_Combustível sustentável de aviação_SAF.pdf | 778.98 kB | Adobe PDF | Visualizar/AbrirSalvar |
Título: | Combustível sustentável de aviação |
Título(s) alternativo(s): | Sustainable aviation fuel Combustíveis sustentáveis Sustainable fuels |
Autor(es) BNDES: | Costa, Ricardo Cunha da Teixeira, Cássio Adriano Nunes Mendes, André Pompeo do Amaral Rocio, Marco Aurélio Ramalho |
Palavras-chave: | Aviões - Combustível Biocombustíveis Biocombustíveis - Inovações tecnológicas Aeronáutica comercial Desenvolvimento sustentável Redução de gases do efeito estufa Airplanes – Fuel Biomass energy Biomass energy - Technological innovations Aeronautics, comercial Sustainable development Greenhouse gas mitigation |
Data do documento: | Set-2024 |
Local: | Rio de Janeiro |
Editora: | Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social |
Resumo: | O artigo trata do papel estratégico do combustível sustentável de aviação (sustainable aviation fuel – SAF) para o atingimento da meta net zero até 2050 adotada pelo setor aéreo, um setor considerado de difícil descarbonização. A expectativa é de que o SAF responda, em 2050, por 53% da descarbonização; os avanços tecnológicos responderão por 34%; a otimização da operação dos aeroportos e melhoria da eficiência da infraestrutura, por outros 7%; e medidas baseadas em mercado, pelos 6% restantes da descarbonização. Países grandes consumidores estão se preparando para tanto, mas têm estabelecido alguns critérios que restringem certos tipos de matéria-prima, tecnologia ou modelo de contabilização do conteúdo em carbono no ciclo de vida, o que dificulta a contribuição de países com grande potencial de produção de SAF para a redução de emissões de países grandes consumidores. O artigo aborda algumas iniciativas adotadas para a regulação de voos internacionais, assim como iniciativas realizadas pela Europa, Estados Unidos da América (EUA) e Brasil, visando a difusão de SAF em seus mercados. Também faz um panorama das principais rotas tecnológicas e matérias-primas empregadas na produção de SAF. |
Abstract: | This study addresses the strategic role of sustainable aviation fuel (SAF) towards the aviation sector's net zero target by 2050. SAF is expected to account for 53% of decarbonization in 2050, technology for 34%, optimization of airport operations and improvement of infrastructure efficiency for 7%, and market-based measures for 6%. Major consumer countries are preparing for this, but they are setting some criteria that end up restricting certain types of feedstock, technology, or models of accounting for carbon content in the life cycle. It is becoming hard to countries with great potential to produce SAF to contribute to the reduction of the emissions in large consumer countries. This study looks at some initiatives that are being adopted to regulate international flights, as well as those adopted in Europe, the United States of America, and Brazil to disseminate SAF in their markets. It also overviews the main technological paths and feedstocks for the production of SAF. |
Descrição: | É permitida a reprodução parcial ou total dos artigos desta publicação, desde que citada a fonte. Bibliografia: p. 140-142. |
É parte de: | BNDES Setorial, v. 30, n. 58, set. 2024 |
Citação: | COSTA, Ricardo Cunha da et al. Combustível sustentável de aviação. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, v. 30, n. 58, p. [97]-142, set. 2024. |
Tipo: | Artigo |
Gênero: | Textual |
URI: | http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/26108 |
Data Disponibilização: | 2025-01-09T20:06:47Z |
Aparece nas coleções: | Produção BNDES - Artigos |
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