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PRArt 216309_Combustível sustentável de aviação_SAF.pdf778.98 kBAdobe PDFVisualizar/AbrirSalvar
Título: Combustível sustentável de aviação
Título(s) alternativo(s): Sustainable aviation fuel
Combustíveis sustentáveis
Sustainable fuels
Autor(es) BNDES: Costa, Ricardo Cunha da
Teixeira, Cássio Adriano Nunes
Mendes, André Pompeo do Amaral
Rocio, Marco Aurélio Ramalho
Palavras-chave: Aviões - Combustível
Biocombustíveis
Biocombustíveis - Inovações tecnológicas
Aeronáutica comercial
Desenvolvimento sustentável
Redução de gases do efeito estufa
Airplanes – Fuel
Biomass energy
Biomass energy - Technological innovations
Aeronautics, comercial
Sustainable development
Greenhouse gas mitigation
Data do documento: Set-2024
Local: Rio de Janeiro
Editora: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
Resumo: O artigo trata do papel estratégico do combustível sustentável de aviação (sustainable aviation fuel – SAF) para o atingimento da meta net zero até 2050 adotada pelo setor aéreo, um setor considerado de difícil descarbonização. A expectativa é de que o SAF responda, em 2050, por 53% da descarbonização; os avanços tecnológicos responderão por 34%; a otimização da operação dos aeroportos e melhoria da eficiência da infraestrutura, por outros 7%; e medidas baseadas em mercado, pelos 6% restantes da descarbonização. Países grandes consumidores estão se preparando para tanto, mas têm estabelecido alguns critérios que restringem certos tipos de matéria-prima, tecnologia ou modelo de contabilização do conteúdo em carbono no ciclo de vida, o que dificulta a contribuição de países com grande potencial de produção de SAF para a redução de emissões de países grandes consumidores. O artigo aborda algumas iniciativas adotadas para a regulação de voos internacionais, assim como iniciativas realizadas pela Europa, Estados Unidos da América (EUA) e Brasil, visando a difusão de SAF em seus mercados. Também faz um panorama das principais rotas tecnológicas e matérias-primas empregadas na produção de SAF.
Abstract: This study addresses the strategic role of sustainable aviation fuel (SAF) towards the aviation sector's net zero target by 2050. SAF is expected to account for 53% of decarbonization in 2050, technology for 34%, optimization of airport operations and improvement of infrastructure efficiency for 7%, and market-based measures for 6%. Major consumer countries are preparing for this, but they are setting some criteria that end up restricting certain types of feedstock, technology, or models of accounting for carbon content in the life cycle. It is becoming hard to countries with great potential to produce SAF to contribute to the reduction of the emissions in large consumer countries. This study looks at some initiatives that are being adopted to regulate international flights, as well as those adopted in Europe, the United States of America, and Brazil to disseminate SAF in their markets. It also overviews the main technological paths and feedstocks for the production of SAF.
Descrição: É permitida a reprodução parcial ou total dos artigos desta publicação, desde que citada a fonte.
Bibliografia: p. 140-142.
É parte de: BNDES Setorial, v. 30, n. 58, set. 2024
Citação: COSTA, Ricardo Cunha da et al. Combustível sustentável de aviação. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, v. 30, n. 58, p. [97]-142, set. 2024.
Tipo: Artigo
Gênero: Textual
URI: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/26108
Data Disponibilização: 2025-01-09T20:06:47Z
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