Skip navigation



Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BS 20 Caracterização da indústria de shopping_P.pdf306.18 kBAdobe PDFVisualizar/AbrirSalvar
Título: Caracterização da indústria de shopping centers no Brasil
Autor(es): Gomes, Henrique Ferreira
Portugal, Licinio da Silva
Barros, Julio Manoel Andrade Monteiro de
Palavras-chave: Associação Brasileira de Shopping Centers
Centros comerciais - Localização - Brasil
Centros comerciais - Brasil
Comércio varejista
Brasil, Sul
Brasil, Sudeste
Shopping centers - Location - Brazil
Shopping centers - Brazil
Retail trade
Brazil, South
Brazil, Southeast
Data do documento: Set-2004
Local: Rio de Janeiro
Editora: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
Abstract: Os shopping centers têm, por um lado, papel de destaque no setor terciário e na economia urbana de forma geral, mas tendem, por outro lado, a gerar possíveis impactos nos sistemas viários e de transportes, com conseqüências na qualidade ambiental. Essa dualidade exige que a implantação desses estabelecimentos contemple apropriados estudos por parte não só dos empreendedores, mas também da administração pública. Nesse sentido, é fundamental melhor compreender a atual situação da indústria de shopping centers no Brasil, a fim de se dispor de uma base que contribua para estabelecer as localidades mais propensas à instalação de novos empreendimentos. Dessa forma, o presente artigo pretende oferecer um panorama sobre o referido mercado, utilizando para tal uma análise em distintas escalas geográficas e tendo como referência os empreendimentos filiados à Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Essa análise tem o intuito de identificar as tendências e características dessa indústria, segundo o número e a natureza dos shopping centers e de acordo com a sua localização regional e, no caso da macrorregião Sul-Sudeste, também no âmbito estadual, refletindo indicativos e potencialidades de saturação e oportunidades de cada localidade.
Descrição: Bibliografia: p. 298
Citação: GOMES, Henrique Ferreira; PORTUGAL, Licinio da Silva; BARROS, Julio Manoel Andrade Monteiro de. Caracterização da indústria de shopping centers no Brasil. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 20, p. 281-298, set. 2004
Tipo: Artigo
Gênero: Textual
URI: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/2659
Data Disponibilização: 2014-10-24T17:46:52Z
2018-03-19T18:58:16Z
Aparece nas coleções:Produção BNDES - Artigos

Use este identificador para citar ou linkar este item: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/2659
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando indicado o contrário.