Skip navigation



Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGomes, Henrique Ferreira-
dc.contributor.authorPortugal, Licinio da Silva-
dc.contributor.authorBarros, Julio Manoel Andrade Monteiro de-
dc.date.accessioned2014-10-24T17:46:52Z-
dc.date.accessioned2018-03-19T18:58:16Z-
dc.date.available2014-10-24T17:46:52Z-
dc.date.available2018-03-19T18:58:16Z-
dc.date.issued2004-09-
dc.identifier.citationGOMES, Henrique Ferreira; PORTUGAL, Licinio da Silva; BARROS, Julio Manoel Andrade Monteiro de. Caracterização da indústria de shopping centers no Brasil. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 20, p. 281-298, set. 2004pt_BR
dc.identifier.urihttp://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/2659-
dc.descriptionBibliografia: p. 298pt_BR
dc.description.abstractOs shopping centers têm, por um lado, papel de destaque no setor terciário e na economia urbana de forma geral, mas tendem, por outro lado, a gerar possíveis impactos nos sistemas viários e de transportes, com conseqüências na qualidade ambiental. Essa dualidade exige que a implantação desses estabelecimentos contemple apropriados estudos por parte não só dos empreendedores, mas também da administração pública. Nesse sentido, é fundamental melhor compreender a atual situação da indústria de shopping centers no Brasil, a fim de se dispor de uma base que contribua para estabelecer as localidades mais propensas à instalação de novos empreendimentos. Dessa forma, o presente artigo pretende oferecer um panorama sobre o referido mercado, utilizando para tal uma análise em distintas escalas geográficas e tendo como referência os empreendimentos filiados à Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Essa análise tem o intuito de identificar as tendências e características dessa indústria, segundo o número e a natureza dos shopping centers e de acordo com a sua localização regional e, no caso da macrorregião Sul-Sudeste, também no âmbito estadual, refletindo indicativos e potencialidades de saturação e oportunidades de cada localidade.pt_BR
dc.format.extentp. 281-298pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherBanco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Socialpt_BR
dc.subjectAssociação Brasileira de Shopping Centerspt_BR
dc.subjectCentros comerciais - Localização - Brasilpt_BR
dc.subjectCentros comerciais - Brasilpt_BR
dc.subjectComércio varejistapt_BR
dc.subjectBrasil, Sulpt_BR
dc.subjectBrasil, Sudestept_BR
dc.subjectShopping centers - Location - Brazilpt_BR
dc.subjectShopping centers - Brazilpt_BR
dc.subjectRetail tradept_BR
dc.subjectBrazil, Southpt_BR
dc.subjectBrazil, Southeastpt_BR
dc.titleCaracterização da indústria de shopping centers no Brasilpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.nobrade.niveldescricao5pt_BR
dc.generoTextualpt_BR
dc.comunidadeProdução BNDESpt_BR
dc.localRio de Janeiropt_BR
Aparece nas coleções:Produção BNDES - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BS 20 Caracterização da indústria de shopping_P.pdf306.18 kBAdobe PDFVisualizar/AbrirSalvar
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando indicado o contrário.