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Título: Custo-efetividade de políticas de redução do tamanho da classe e da ampliação da jornada escolar : uma ampliação de estimadores de matching
Autor(es): Oliveira, Jaqueline Maria de
Palavras-chave: Educação - Brasil
Educação e Estado - Brasil
Qualidade (Educação)
Education - Brazil
Education and state - Brazil
Quality (Education)
Data do documento: Jun-2010
Local: Rio de Janeiro
Editora: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
Abstract: O objetivo do presente estudo é contribuir para a identifi cação do impacto de políticas de redução do tamanho da classe e de aumento da jornada escolar sobre o rendimento escolar. Para tanto, a metodologia de matching é aplicada aos dados do Sistema de Avaliação do Ensino Básico (SAEB). Os resultados indicam que a ampliação de quatro para cinco horas na jornada dos estudantes está associada a um movimento de 0,20 desvio padrão na distribuição de notas. No caso do tamanho da classe, o efeito estimado de uma redução de 38 para 30 alunos é de um movimento de 0,26 desvio padrão na distribuição de profi ciência. A comparação dessas duas políticas sugere que a ampliação da jornada escolar de quatro para cinco horas tem a maior razão benefício-custo, comparativamente às políticas de redução do tamanho da classe, quando as classes têm 33 alunos ou menos. Para classes maiores, a política de redução das classes é mais custo-efetiva.
The purpose of this study is to help identify the impact on school performance of policies aimed at reducing class size and increasing the school day. For this, the matching methodology is applied to data from the Elementary School Assessment System (SAEB). The results indicate that a change from four to fi ve hours in the school day increases math test scores by 0.20 standard deviations. As for class the size, the expected outcome from reducing the number of students from 38 to 30 is an increase of 0.26 standard deviations in test scores. The comparison between these two policies suggests that increasing the school day from four to fi ve daily hours has the most advantageous cost/benefit ratio, compared to the policies to reduce class size, when the classrooms have 33 students or less. However, class size reduction policy is more cost-effective when class size is large.
Descrição: Bibliografia: p. 304-306
Este artigo é uma síntese da dissertação de mestrado da autora, defendida no Departamento de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, em 2008, orientada pelo professor Naércio Aquino de Menezes-Filho, e que obteve o segundo lugar no 31° Prêmio BNDES de Economia.
Citação: OLIVEIRA, Jaqueline Maria de. Custo-efetividade de políticas de redução do tamanho da classe e da ampliação da jornada escolar: uma ampliação de estimadores de matching . Revista do BNDES, Rio de Janeiro, n. 33, p. 281-306, jun. 2010.
Tipo: Artigo
Gênero: Textual
URI: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/3345
Data Disponibilização: 2015-01-30T19:50:09Z
2018-03-19T16:15:36Z
Aparece nas coleções:Produção BNDES - Artigos

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