Skip navigation



Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Premio BNDES_31_Diversificação ou Especialização_P.pdf728.61 kBAdobe PDFVisualizar/AbrirSalvar
Título: Diversificação ou especialização: uma análise do processo de mudança estrutural da indústria brasileira nas últimas décadas
Autor(es): Carvalho, Laura Barbosa de
Orientador(es): Kupfer, David
Palavras-chave: Indústrias - Brasil
Organização industrial (Teoria econômica)
Desenvolvimento econômico
Concentração industrial - Brasil
Economia - Teses
Industries - Brazil
Industrial planning
Economic development
Industrial concentration - Brazil
Economics - Dissertations, Academic
Data do documento: 2010
Local: Rio de Janeiro
Editora: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
Abstract: Tendo por base o estudo de Imbs e Wacziarg (2003), no qual os autores encontraram um padrão em U para a trajetória de especialização da estrutura industrial de um grupo de países, este trabalho buscou, em primeiro lugar, determinar a trajetória de mudança estrutural que vem sendo percorrida pela indústria brasileira nas últimas décadas, para compará-la com o padrão encontrado pelos autores e com a trajetória de alguns países selecionados. A realização de um trabalho empírico baseado em regressões locais não paramétricas, correlacionando graus de especialização-diversificação estrutural com níveis de renda per capita de diversos países, levou à obtenção de curvas suaves com formato em U para quase todos os países estudados, inclusive o Brasil. Porém, a comparação das trajetórias de especialização seguidas por países como Estados Unidos, Japão, Reino Unido, Coreia do Sul e Taiwan evidencia que a transição estrutural em direção à especialização na indústria brasileira se deu em níveis de renda per capita relativamente inferiores aos verificados nesses países. Além disso, uma análise, no tempo, da estrutura industrial brasileira em termos de valor adicionado indica que foi um processo iniciado na primeira metade da década de 1990 e aprofundado nos anos 2000, com o ganho de peso de alguns setores de menor intensidade tecnológica que já respondiam por uma parcela elevada do produto industrial. Finalmente, com base em três recortes temporais (1985-1990, 1990-1996 e 1996-2004), o estudo realiza uma análise de decomposição estrutural do valor adicionado e do emprego a partir das matrizes de insumo-produto brasileiras e conclui que não foi um fator único que norteou essa trajetória de mudança estrutural da indústria brasileira nas últimas décadas. Ao contrário, a falta de dinamismo da demanda doméstica e o processo de abertura comercial parecem ter gerado conjuntamente esse resultado.
Descrição: Bibliografia: p. 151-155
Originalmente apresentado como dissertação ao curso de mestrado do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro como requisito parcial à obtenção do título de mestre em Economia.
1º lugar no 31º Prêmio BNDES de Economia
Citação: CARVALHO, Laura Barbosa de. Diversificação ou especialização: uma análise do processo de mudança estrutural da indústria brasileira nas últimas décadas. Rio de Janeiro: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, 2010. 170 p. (Prêmio BNDES de Economia) ISBN 9788587545350
Série/Relatório no.: Prêmio BNDES de Economia;(31. : 2010)
Tipo: Livro
Gênero: Textual
URI: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/3663
Data Disponibilização: 2015-02-23T21:45:32Z
2018-03-19T19:25:29Z
Aparece nas coleções:Produção BNDES - Livros
Produção BNDES - Prêmio BNDES de Economia

Use este identificador para citar ou linkar este item: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/3663
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando indicado o contrário.