Skip navigation



Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Premio BNDES_32_Política energética e desigualdades regionais na economia brasileira_P.pdf6.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir Descargar
Título : Política energética e desigualdades regionais na economia brasileira
Autor: Santos, Gervásio Ferreira dos
Orientador(es): Haddad, Eduardo A.
Palabras clave : Política energética - Brasil
Economia - Brasil
Serviços de eletricidade - Tarifas - Brasil
Disparidades econômicas regionais
Energy policy - Brazil
Economics - Brazil
Electric utilities - Rates - Brazil
Regional economic disparities
Fecha de publicación : 2012
Lugar: Rio de Janeiro
Editorial : Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
Abstract: O objetivo desta tese é avaliar os impactos regionais de longo prazo da política tarifária do setor elétrico brasileiro. As reformas estruturais no setor determinaram o surgimento de duas diferentes tendências de distribuição espacial das tarifas de energia elétrica entre os estados brasileiros: uma de convergência e outra de dispersão espacial. A disparidade regional das tarifas no período recente vem sendo influenciada pelas características espaciais da economia brasileira, entre as quais estão a elevada concentração espacial e distribuição hierárquica de grandes mercados no espaço. Nesse sentido, os diferenciais de preços de energia elétrica tendem a ser causados pelos diferenciais de tamanho de mercado, que fornecem várias condições para a obtenção de economias de escala pelas companhias de distribuição de energia elétrica. Com base nesses elementos e na evidência de que a energia elétrica é um insumo importante no processo produtivo, foi construído um modelo Inter-regional de Equilíbrio Geral Computável para análise de política energética. As simulações mostraram evidências de que as ligações de insumo-produto, a heterogeneidade espacial da intensidade de energia elétrica e os diferenciais regionais de substituição energética estão entre os mais notáveis determinantes dos impactos espaciais da variação no preço da energia elétrica. Por outro lado, a recente tendência de dispersão espacial nas tarifas de energia elétrica pode estar contribuindo para reduzir o PIB real nacional e aumentar as desigualdades entre regiões no Brasil.
Descripción : Bibliografia: p. 173-188
Originalmente apresentado como tese de doutorado ao Departamento de Economia da USP como requisito para obtenção do título de doutor em Economia
Prêmios: 1º lugar no 32º Prêmio BNDES de Economia, categoria doutorado
Citación : SANTOS, Gervásio Ferreira dos. Política energética e desigualdades regionais na economia brasileira. Rio de Janeiro: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, 2012. 211 p. (Prêmio BNDES de Economia)
Citación : Prêmio BNDES de Economia;32. : 2012
Especie: Livro
Género: Textual
URI : http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/4786
Fecha Disponible: 2015-06-08T19:36:49Z
2018-03-19T19:24:10Z
Aparece en las colecciones: Produção BNDES - Livros
Produção BNDES - Prêmio BNDES de Economia

Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/4786
Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.