Skip navigation



Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Premio BNDES_30_ Eficiência das Escolas Públicas Estaduais de Minas Gerais_P.pdf1.5 MBAdobe PDFVisualizar/AbrirSalvar
Título: Eficiência das escolas públicas estaduais de Minas Gerais: considerações acerca da qualidade a partir da análise dos dados do SICA e do SIMAVE
Autor(es): Delgado, Victor Maia Senna
Orientador(es): Machado, Ana Flávia
Palavras-chave: Escolas públicas - Minas Gerais
Ensino
Data do documento: 2008
Local: Rio de Janeiro
Editora: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
Abstract: Esta dissertação desenvolve o método semiparamétrico denominado Twostage Data Envelopment Analysis (DEA) para detectar a fronteira de eficiência das escolas públicas estaduais de Minas Gerais nos níveis fundamental e médio. A primeira etapa deste processo consiste em calcular a eficiência pela DEA, e a segunda, em comparar os resultados de eficiência por meio de uma regressão com variáveis de background familiar, de infra-estrutura e dotação das escolas. Os métodos utilizados baseiam-se em contribuições recentes dos estudos de eficiência não-paramétrica [Simar e Wilson (1998)], e semiparamétrica [Simar e Wilson (2002)]. Estiveram presentes preocupações para o controle de outliers sugeridas pelos trabalhos de Cazals et al. (2002) e Sampaio de Sousa e Stosic (2005). A incorporação dos procedimentos estatísticos de bootstrap forneceu mais obustez aos resultados encontrados e permitiu encontrar o viés e intervalos de confiança para os índices de eficiência. As bases censitárias do Sistema mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave), que aplica os exames de proficiência de Matemática e Português para a 4ª e a 8ª séries do fundamental e a 3ª série do ensino médio, e do Sistema Informacional de Custo Aluno (Sica), além do Censo Escolar MEC/Inep, permitiram aplicar uma das primeiras análises de eficiência por escola desenvolvida para o ensino básico do país. Os resultados encontrados sugerem que uma complementaridade dos insumos, dentro e fora da escola, possibilita o seu melhor desempenho. Escolas localizadas nas mesorregiões do estado onde há mais abundância de recursos educacionais contam com maior chance de ser mais eficientes e prestar um ensino de melhor qualidade. Porém, existem bons exemplos de desempenho em regiões mais carentes e, em termos gerais, os resultados do produto educacional do estado podem melhorar bastante caso se obtenha maior nível de eficiência para as escolas estaduais.
Descrição: Originalmente apresentado como dissertação do autor ao curso de Mestrado em Economia do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 2007, como quesito parcial para obtenção do grau de mestre em Economia Prêmios : 2º lugar no 30° Prêmio BNDES economia.
Citação: DELGADO, Victor Maia Senna. Eficiência das escolas públicas estaduais de Minas Gerais: considerações acerca da qualidade a partir da análise dos dados do SICA e do SIMAVE. Rio de Janeiro: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, 2008. 141 p. ISBN 9788587545282
Série/Relatório no.: Prêmio BNDES de Economia;(30. : 2008)
Tipo: Livro
Gênero: Textual
URI: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/7621
Data Disponibilização: 2016-06-14T13:40:25Z
2018-03-19T19:23:50Z
Aparece nas coleções:Produção BNDES - Livros
Produção BNDES - Prêmio BNDES de Economia

Use este identificador para citar ou linkar este item: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/7621
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando indicado o contrário.