Skip navigation



Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Premio BNDES_29_Liberalização da conta de capitais_P.pdf1.11 MBAdobe PDFView/OpenDownload
Title: Liberalização da conta de capitais: evolução e evidências para o caso brasileiro recente (1990-2005)
Authors: Laan, Cesar Rodrigues Van der
Advisor(s): Cunha, André Moreira
Keywords: Câmbio - Brasil
Foreign exchange - Brazil
Economia - Brasil
Economics - Brazil
Balança comercial - Brasil
Balance of trade - Brazil
Brasil - Relações econômicas internacionais
Brazil - International economic relations
Issue Date: 2007
Place: Rio de Janeiro
Publisher: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
Abstract: O presente trabalho busca avaliar o processo de liberalização da conta capital em implementação no Brasil a partir da década de 1990, através da pesquisa nos trabalhos já registrados na literatura internacional (Capítulo 1), associada a uma abordagem empírica própria (Capítulo 3). Utilizam-se dois índices independentes para avaliar o comportamento do setor externo da economia (ICC, de jure, e IAF, de facto) e, assim, realizar maiores inferências econométricas sobre tal processo. Essa abordagem soma-se às iniciativas anteriores para compreender os vínculos entre a abertura financeira e o desempenho macroeconômico nos países em desenvolvimento em geral e no Brasil, em particular. Nesse sentido, identificou-se a ampliação do grau de conversibilidade da conta capital do país no período 1990-2005 (Capítulo 2), sem, entretanto, verificar-se uma evidência de geração de benefícios para o crescimento econômico e de redução de volatilidade macroeconômica, nos termos apontados nos exercícios econométricos - o IAF chega, até, a apontar uma relação robusta do aumento dos fluxos financeiros com a maior oscilação da taxa de câmbio. Os resultados apresentados vão ao encontro da tendência predominante na literatura internacional, qual seja, de que não se consegue estabelecer uma relação causal positiva e robusta entre liberalização financeira e crescimento econômico. No mesmo sentido, a experiência brasileira na liberalização financeira, capturada pela evolução do ICC e do IAF, parece estar vinculada ao aumento na taxa de juros e não à sua redução. Esses resultados confirmam a hipótese de que a integração de um país em desenvolvimento aos fluxos de capitais internacionais leva à necessidade de práticas de juros mais altos para atraí-los e mantê-los no país. Conclui-se pela conveniência de um grau ótimo de exposição aos luxos de capitais internacionais pelos países periféricos, que devem controlar riscos, proporcionar avanços econômicos e, sobretudo, contar com um gerenciamento prudencial da conta capital pelas autoridades monetárias.
Description: Bibliografia: p. 113-123.
Originalmente apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Economia da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 2006, como quesito parcial para a obtenção do grau de mestre em Economia do Desenvolvimento.
2º lugar no 29º Prêmio BNDES de Economia.
Citation: LAAN, Cesar Rodrigues Van der. Liberalização da conta de capitais: evolução e evidências para o caso brasileiro recente (1990-2005). Rio de Janeiro: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, 2007. 145 p. ISBN 9788587545213
Series/Report no.: Prêmio BNDES de Economia;29. : 2007
Type: Livro
Genre: Textual
URI: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/7693
Date Available: 2016-06-24T21:51:08Z
2018-03-19T19:23:19Z
Appears in Collections:Produção BNDES - Livros
Produção BNDES - Prêmio BNDES de Economia

Please use this identifier to cite or link to this item: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/7693
Show full item record


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.